Título: Ciro: aliança PT-PMDB tem moral frouxa
Autor: Francisco, Paulo
Fonte: O Globo, 11/08/2009, O País, p. 5

Ele diz que continua candidato e que Marina pode implodir candidatura de Dilma

O deputado federal Ciro Gomes (PSBCE) afirmou ontem, em Duque de Caxias, que a aliança PT-PMDB que sustenta o governo Lula tem ¿hegemonia moral frouxa¿.

Durante convenção do PSB, Ciro disse continuar candidato a presidente, e que participará amanhã de uma reunião do seu partido com o presidente Lula para tentar convencê-lo do risco de ¿colocar todos os dados numa única mão¿, referindose à candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Segundo ele, o risco de uma possível derrota ainda no primeiro turno aumenta com a provável candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva (PT-AC), pelo PV. Segundo Ciro, ¿a candidatura de Marina causa uma erosão a ponto de implodir a candidatura de Dilma¿: ¿ Não inviabiliza, mas cria uma dificuldade dramática. Marina concorre com a persona política ainda em formação da Dilma, sem as contradições políticas. Marina tem ainda o discurso da intransigência. Dilma foi obrigada a defender José Sarney.

Para Ciro, o sucessor de Lula não poderá se apoiar na atual estrutura de aliança partidária do governo. E nenhum outro político tem cacife para suportar os problemas éticos e morais causados por esta aliança: ¿ Lula aguenta defender Sarney e Renan, se abraçar com Collor por sua liderança política. Mas nem eu, nem Serra, nem Dilma, nem ninguém aguenta isso.

Segundo ele, é preciso refundar a aliança sobre novos valores: ¿ Você pode fazer uma aliança. Mas é preciso colocá-la em cima de uma hegemonia moral e intelectual clara. Todas as vezes que esta ideologia moral sofrer riscos, é preciso chamar a população para que ela possa mediar. Não faz sentido você ser decente, ter a confiança da população e ter alguém roubando, nas suas costas, a pretexto do que for, e você de testa de ferro.

Ciro prosseguiu em suas críticas: ¿ É preciso desfazer os ninhos. Fazer uma limpa. O que acontece no Senado é uma caricatura malcheirosa do que quero falar. Mas não é só o Senado. A Câmara está do mesmo jeito. O Dnit está do mesmo jeito. Furnas está do mesmo jeito.