Título: Dilma nega interferência na Receita por Sarney
Autor: Francisco, Paulo
Fonte: O Globo, 11/08/2009, O País, p. 5

Em mais um dia com agenda de candidata, em Natal, ministra volta a defender permanência de Marina no PT

NATAL. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, manteve ontem em Natal uma agenda típica de político em período eleitoral, com direito a encontro com prefeitos do PMDB e PSB para prestar contas dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no estado.

No início da noite, ela visitou canteiro de obras de urbanização na comunidade de Nova Aliança, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, onde posou para fotos com crianças e moradores, acompanhada da prefeita Micarla de Sousa (PV) e da governadora Wilma de Faria, que são adversárias políticas.

Dilma negou que tenha estado com a então secretária da Receita Federal Lina Vieira para tratar de questões das investigações sobre a família Sarney. Lina disse à ¿Folha de S.Paulo¿ que conversou com Dilma, a pedido da ministra, e foi questionada sobre investigações em empresas da família Sarney. A ex-secretária disse ter entendido que a ministra queria encerrar rapidamente as investigações.

¿ Quero dizer que em momento algum eu me manifestei nesse sentido, como também não me manifestei em nenhum outro, nem para sua nomeação, nem para sua (de Lina) demissão ¿ afirmou Dilma, quando perguntada sobre o assunto, em entrevista.

A prefeitos, empresários e convidados, no Centro de Convenções de Natal, Dilma prestou contas das obras do PAC no Rio Grande do Norte e enumerou ações do governo contra os efeitos da crise econômica.

Também participaram os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, das Cidades, Márcio Fortes, dos Portos, Pedro Brito, além de representantes dos ministérios da Integração Nacional e das Minas e Energia. Nascimento elogiou o presidente Lula por não discriminar prefeitos de oposição e pediu a continuidade de seu governo.

Segundo Dilma, o governo Federal está investindo no PAC do estado cerca de R$ 11,8 bilhões e vai aumentar este montante para R$ 15,2 bilhões, o que significa um aumento de quase 29%.

Dilma também foi questionada sobre o apoio do governo Lula ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP): ¿ Deve se apurar tudo que houver de indícios de irregularidades.

Agora, ficar condenando as pessoas a priori e querer que essa condenação se dê através de mecanismos que não são aqueles institucionalmente estáveis, não é correto.

A ministra comentou a declaração do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de que caso a senadora acreana Marina Silva dispute e Presidência tiraria votos de sua candidatura. Depois de elogiar Ciro, que chamou de ¿um brasileiro destemido e um homem de convicções bastante sólidas¿, ela disse que respeitava as opiniões dele porque o país vivia uma democracia. E voltou a afirmar que espera que Marina Silva, pelos seus 30 anos de PT, permaneça no partido.

¿ Ela é uma pessoa, sem sombra de duvida, de grande destaque no partido, uma liderança expressiva e uma mulher de altíssima qualidade.

* Especial para O GLOBO