Título: Guerra defende diárias pagas a filha em viagem
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 11/08/2009, O País, p. 4

Ela acompanhou senador em consulta médica nos EUA; tucano diz que pagamento foi autorizado

BRASÍLIA. Desde que o PSDB protocolou três representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a cada semana um tucano é obrigado a vir a público dar explicações sobre sua conduta. Ontem foi a vez do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que viajou para os Estados Unidos em 2007, para tratamento de saúde, acompanhado da filha Helena Olympia de Almeida Brennand, com as despesas pagas pelo Senado.

Conforme reportagem publicada ontem pela ¿Folha de S.Paulo¿, técnicos da Secretaria de Controle Interno contestaram o pagamento de R$ 4.580,40 em diárias à filha do senador.

¿ Estou à disposição para dar qualquer esclarecimento.

Mas é estranho que isso só apareça agora. O clima que prevalece no Senado é insustentável, até para mim, que sou um conciliador ¿ disse Guerra.

Ele chegou a dizer que devolveria ao Senado as despesas de sua filha se ficasse comprovado que houve ilegalidade. Depois, divulgou ofício recebido do novo diretor da Secretaria de Controle Interno do Senado, Eduardo Torres, atestando que seu antecessor, Shalom Eintoss Granado, discordou, na época, da área técnica que defendeu a devolução.

Por isso, nunca solicitou ao senador a devolução dos valores, ¿por entender não remanescer dúvida quanto à sua licitude¿.

Guerra divulgou cópia do ato da Comissão Diretora de 2006 que autoriza em seu artigo décimo não só o pagamento de despesas de alimentação e hospedagem de eventuais colaboradores de parlamentares, assim como o pagamento de diárias pelo Senado, desde que não haja servidor habilitado para isso.

Guerra alega que optou pela companhia da filha porque enfrentava problemas de saúde sérios.

Ele disse que viajou aos EUA para consultar especialistas após suspeita de câncer no intestino grosso.

¿ Depois do diagnóstico, fui orientado a me consultar com especialistas num hospital em Nova York. Fiz então um ofício à Mesa Diretora solicitando, com dez dias de antecedência, autorização para minha viagem e de minha filha.

Nunca chegou a mim qualquer pedido de ressarcimento ¿ justificou Guerra.

Nenhum senador questionou, no plenário e em entrevistas, o pagamento das diárias.