Título: Lula repete defesa
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/08/2009, O País, p. 3

"Não cabe a um presidente dar palpite no Senado" QUITO (Equador). Sem fazer menção ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Lula voltou a defender indiretamente o aliado, ontem, ao dizer que não se pode, a cada denúncia, tentar tirar de um político o mandato que ele conquistou. Sarney correrá esse risco se o Conselho de Ética do Senado conseguir dar sequência às ações contra ele, já arquivadas pelo presidente do colegiado, o peemedebista Paulo Duque (RJ). A oposição tenta desarquivar as denúncias.

Para Lula, antes de alguém perder o cargo conquistado no voto, há que se investigar. O presidente negou que defenda ¿ ou que tivesse atuado ¿ para que o Conselho de Ética encerrasse rapidamente os processos contra o presidente do Senado.

Lula disse que não cabe a ele dar palpite e que seria presunção de sua parte dizer o que deve ser feito lá: ¿ O Senado tem maioridade e instrumentos para fazer as investigações que entender que deva. Não cabe a um presidente da República dar palpite nas instâncias de investigação e de julgamento do Senado.