Título: Planos de saúde: 53% das empresas ganharam uma nota baixa da ANS
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 12/08/2009, Economia, p. 21
De 1.480 companhias avaliadas, 781 companhias têm desempenho ruim
Cerca de 53% das operadoras de planos de saúde do país prestam serviços considerados insatisfatórios ou de ¿performance baixa¿, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Das 1.480 empresas avaliadas pelo órgão, 781 delas, que atendem pouco mais de nove milhões de clientes, apresentaram, no ano passado, problemas como a baixa qualidade de serviços prestados e a frágil constituição de reservas.
Por outro lado, cerca de 30,6 milhões de beneficiários foram atendidos por 699 operadoras consideradas regulares e boas, segundo os dados do levantamento Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Para ser classificada como boa ou regular, a empresa tem de registrar índice de 0,4 a 1 (quanto mais perto de 1, melhor a avaliação). De zero a 0,39, o serviço é tido como de ¿baixa performance¿.
Dessa forma, segundo o levantamento, 22,7% dos beneficiários mantêm contratos com empresas com índice de zero a 0,39, enquanto os outros 77,3% estão em operadoras com índice superior a 0,4. Apesar de a metodologia ter sido alterada em 2008, com dois itens a menos em relação ao ano anterior, a ANS diz que, quando se compara com 2007, os números permaneceram estáveis.
¿ A pesquisa de avaliação foi feita com 1.480 operadoras, o que representa 94% dos usuários de planos no Brasil. Esses números são maiores que no ano anterior, o que mostra que mais empresas estão com índices confiáveis de sua saúde financeira e enviando os dados para a ANS ¿ afirma Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da agência. ¿ O total de pessoas entre essas empresas também cresceu, mostrando que os beneficiários acabaram indo para companhias mais bem avaliadas. E isso é importante, ainda mais que a portabilidade entre as empresas já é possível desde abril deste ano.
Mais de 376 mil clientes estão nas melhores operadoras Segundo Santos, o objetivo do levantamento, iniciado em 2005, é ajudar o beneficiário a escolher a melhor operadora de planos de saúde.
¿ É possível avaliar e até comparar os desempenhos e, com isso, escolher a empresa de maior qualidade. Este ano, o beneficiário poderá saber como anda a satisfação dos outros clientes ¿ diz Santos, lembrando que as informações estão no site da agência na internet, o www.ans.gov.br.
Segundo o levantamento, mais de 2 milhões de clientes estão em operadoras com nota até 0,19. Na outra ponta, 22,4 milhões de clientes têm contratos com empresas avaliadas de 0,6 a 0,79 do IDSS; e 376 mil beneficiários, em companhias entre 0,8 e 1.
--------------------------------------------------------------------------------