Título: MST invade Ministério da Fazenda
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2009, O País, p. 10

Sem-terra, que devem ser recebidos hoje por ministros, pedirão mais verbas BRASÍLIA. Trabalhadores rurais do Movimento dos Sem Terra (MST) e da Via Campesina ocuparam ontem o saguão da portaria principal do Ministério da Fazenda em Brasília. Os manifestantes reivindicavam liberação de recursos para projetos de reforma agrária no país. A entrada do prédio foi bloqueada e os servidores tiveram que entrar no prédio por um edifício anexo.

O edifício só foi desocupado depois que a Presidência da República aceitou receber hoje representantes do movimento.

Segundo o MST, um grupo de ministros do governo vai atender o grupo.

Escadas bloqueadas e elevadores desligados Mais cedo, para evitar que os sem-terra ocupassem os andares do prédio, a segurança desligou os elevadores e bloqueou o acesso às escadas. Com foice nas mãos, os manifestantes gritavam palavras de ordem: ¿ Ou sai reforma agrária ou paramos o Brasil.

Em nota, o MST informou que a ocupação fazia parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil. Houve invasões em outros 11 estados. Os manifestantes pediam o descontingenciamento de R$ 800 milhões do orçamento do Incra para este ano.

Segundo o MST, uma parte significativa das famílias acampadas está à beira de estradas desde 2003. Eles querem o assentamento das 90 mil famílias acampadas pelo país e o investimento em habitação, infra-estrutura e produção de 45 mil famílias que estão assentadas apenas no papel.