Título: Troca de comando
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 12/08/2009, O País, p. 9

Fernando Cesar Mesquita na TV Senado BRASÍLIA. O presidente José Sarney (PMDB-AP) decidiu ontem trocar o comando do poderoso sistema de comunicação da Casa (TV, rádio, jornal impresso e agência de notícias online).

No lugar da funcionária de carreira Ana Lúcia Novelli entra o jornalista Fernando César Mesquita, um dos mais próximos colaboradores de Sarney há 25 anos.

¿ O Sarney me ligou dizendo que precisava de mim. Tive que aceitar, mas para fazer as coisas voltarem para os trilhos, sem censura, com isenção, profissionalismo, imparcialidade e lisura ¿ disse Mesquita. ¿ Não vou fazer milagre.

Mas não vou fazer besteira.

O jornalista já atuou na grande mídia e ocupou cargos importantes quando Sarney era presidente: porta-voz do Planalto, governador de Fernando de Noronha, secretário do meio ambiente do Maranhão, e foi quem criou as TVs públicas no Legislativo, instalando a primeira no Senado.

Segundo Chico Mendonça, assessor de Sarney, Ana Lúcia pediu para sair do cargo, mas será assessora de Mesquita.

¿ Não é uma intervenção. A Ana disse que não concordava com as demissões que acontecerão com a reforma proposta pela FGV. Sarney precisava de alguém com pulso para comandar a reforma ¿ afirmou Mendonça.