Título: Decisão da Justiça é noticiada no exterior
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/08/2009, O País, p. 3

A denúncia aceita pela Justiça contra Edir Macedo e outros nove membros da Igreja Universal foi destaque no noticiário mundial.

Reportagens de agências internacionais como Associated Press (AP), Reuters, AFP e Ansa foram reproduzidas por todos os principais jornais e sites nos Estados Unidos (¿New York Times¿, ¿Washington Post¿, ¿The Independent¿, ¿Miami Herald¿, CBS News, NBC) e diversos outros países onde a Universal atua, como Portugal, Argentina, Venezuela, Equador, Peru, México, Panamá, Uruguai. A Reuters informou que Macedo e seu grupo são acusados de usar doações de fiéis em benefício próprio para comprar imóveis, carros e joias, além de TVs e rádios. A AP destaca que, segundo a denúncia, a igreja é utilizada para a prática de fraudes há anos.

O argentino ¿El Clarín¿ acrescenta: ¿O que estaria em jogo é que parte desses recursos teria saído do Brasil para paraísos fiscais através de empresas fantasmas abertas por membros da entidade. O dinheiro teria sido repatriado posteriormente e depositado em contas de pessoas físicas ligadas à Universal.

Com tais recursos, teriam comprado emissoras de TV e rádio, como também outras empresas do conglomerado religioso¿.

O ¿Diário de Notícias¿ e o ¿Jornal de Notícias¿, ambos de Portugal, relatam que o grupo é acusado de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O ¿Jornal de Notícias¿ cita que autoridades brasileiras cogitam pedir ajuda de outros países, incluindo Portugal e nações africanas, para recolher elementos de prova que consolidem as acusações, de acordo com a agência Lusa, que cita fonte do Ministério Público brasileiro: ¿As investigações podem se estender a todos os países onde houver templos da igreja e indícios de emissão de recursos¿. O jornal lembra que a Igreja Universal iniciou atividade em Portugal em 1999, como porta de entrada para Europa e África. ¿Por aqui estão instalados mais de 120 templos e encontram-se em construção espaços de culto verdadeiramente megalômanos.

No continente africano, está presente em quase todos os países e, só em Angola, existem 400 cultos¿.

A BBC lembrou o caso dos fundadores da Renascer em Cristo, Estevam e Sonia Hernandes, que cumpriram pena de prisão nos EUA por contrabando de dinheiro.