Título: Record defende Universal com ataques
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/08/2009, O País, p. 4

Emissora não explica denúncias de lavagem de dinheiro

SÃO PAULO e RIO. A Rede Record, ligada à Igreja Universal, usou ontem 14 minutos do ¿Jornal da Record¿ para supostamente responder às denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual e aceitas pela Justiça contra o bispo Edir Macedo, fundador e chefe da Universal, e mais nove pessoas ligadas à igreja. Em vez de rebater as denúncias de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, a reportagem da Record preferiu fazer ataques à Rede Globo. As informações sobre a denúncia do Ministério Público e sua aceitação pela Justiça foram publicadas por diversos jornais do país e do exterior.

Na resposta à denúncia do Ministério Público ¿ que acusa Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Universal de desviarem dinheiro doado por fiéis para empresas de fachada, de onde os recursos são mandados ao exterior e depois voltam ¿lavados¿ ao Brasil para a compra de redes de comunicação e imóveis ¿, o ¿Jornal da Record¿ mostrou obras assistenciais da Universal, dizendo que a igreja está presente em 174 países e tem oito milhões de fiéis no Brasil. A reportagem ainda mostrou um jatinho comprado para uso dos pastores e vários fiéis defendendo a Universal.

Na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, para um público de fiéis de cerca de três mil pessoas, pastores e obreiros distribuíram ontem o folheto ¿Perseguição traz experiência¿, assinado por Edir Macedo. No texto, ele afirma que a igreja ¿está travando uma guerra e já sabemos qual será o seu final¿. Macedo conclama os fiéis a ¿formar uma frente dos atribulados¿: ¿Vamos orar, juntar as nossas forças, jejuar mais e buscar as promessas de Deus. Não vamos nos abater nem nos deixar abalados. Todas as acusações são para o nosso bem