Título: MP: doações de fiéis beneficiam mais de 50 empresas ligadas à Universal
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/08/2009, O País, p. 4

Dinheiro que deveria ir para obra assistencial vai para TV Record e afiliadas

SÃO PAULO. Pelo menos 50 empresas como emissoras de rádio e TV, gráficas e agências de turismo controladas direta ou indiretamente por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus são beneficiadas por doações feitas por fiéis em todo o país, segundo a investigação do Ministério Público de São Paulo. O dinheiro arrecadado pela igreja, e portanto não tributado, deveria ser usado exclusivamente em obras assistenciais, sustentam os promotores.

Relatório do Coaf anexado à ação revela que a maior beneficiária desse esquema seriam a Rede Record e afiliadas, ¿mas outras empresas do grupo Universal também figuram entre as maiores recebedoras de crédito¿.

Ao mesmo tempo, segundo a investigação, o relatório do Coaf informa que a Rede Record consta da Base de Grandes Devedores da União, com dívida de R$ 25,2 milhões.

Aparecem na lista como empresas beneficiadas de dinheiro dos fiéis a Rádio e TV Record, a Edminas, a Rede Mulher de Televisão, a Editora Gráfica Universal, a Rede Família de Comunicação, entre outras, principalmente afiliadas da emissora em cidades do interior de todo o país. ¿A maior parte das movimentações é realizada em contas centralizadoras, vinculadas ao CNPJ da matriz em São Paulo, e os créditos são recebidos em sua maior parte em espécie e em transferências realizadas pelas filiais da Iurd em todo o país¿. Segundo o relatório toda a movimentação de recursos para essas empresas não corresponde à capacidade financeira presumida da igreja, principalmente à época em que a movimentação foi considerada atípica (de 2001 a 2003).

Coaf: movimentação financeira indica lavagem de dinheiro O dinheiro investido nessas empresas faria parte do esquema que envolve a Cremo e a Unimetro Empreendimentos, consideradas de fachada para receber o dinheiro lavado pelo grupo em paraísos fiscais. Ao voltar ¿esquentado¿, segundo análise do Ministério Público, o dinheiro dos fiéis seria investido quase totalmente na compra, manutenção ou contratação de funcionários para essas empresas.

O Coaf é contundente na acusação: ¿Há desvios de recursos arrecadados de fiéis, sem qualquer tributação, para a empresa de televisão (TV Record). A conduta criminosa, objeto de investigação, pode caracterizar, como delito antecedente, a formação de organização criminosa, com crime de sonegação fiscal e estelionato¿.

Em 16 de janeiro de 2006, o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, encaminhou o ofício nº 5.875 à procuradorachefe do Ministério Público Federal, Adriana Zawada Melo. Nele, informava que as movimentações financeiras da Universal evidenciariam ¿situações de atipicidades que constituiriam, em tese, indícios de prática de lavagem de dinheiro e outros crimes¿. O ofício foi encaminhado à época para a direção da Polícia Federal.

Ainda de acordo com o relatório, entre 16 de junho de 2003 e 18 de março de 2008, a Universal realizou 4.015 depósitos, somando quase R$ 4 bilhões. Segundo o relatório, os depósitos são feitos em diferentes cidades do país, e a maior parte foi destinada às contas centralizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 70% do total.