Título: Cristina mantém superpoderes
Autor:
Fonte: O Globo, 14/08/2009, O Mundo, p. 26

Presidente argentina tem vitória na Câmara para legislar sobre impostos

BUENOS AIRES. O governo da presidente argentina, Cristina Kirchner, obteve ontem uma importante vitória no Congresso com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da prorrogação por um ano da lei que dá superpoderes ao Executivo para, entre outras medidas, fixar impostos sem precisar do aval dos parlamentares. A proposta vai para o Senado, onde é esperada a aprovação, antes de entrar em vigor.

Com a permissão para legislar em parte da área econômica sem consultar o Congresso, o governo poderá estender a polêmica taxação da exportação de grãos, que foi imposta no ano passado para aumentar a arrecadação federal, gerando uma forte onda de protestos no setor agrícola do país.

O governo ¿ que com essa votação passou pelo seu primeiro teste de fogo no Congresso depois da derrota sofrida nas eleições legislativas de junho, quando perdeu maioria ¿ precisou realizar uma árdua negociação com a oposição para conseguir renovar os poderes, que venceriam em 24 de agosto.

Depois de nove horas de debate, o resultado da votação foi de 136 votos a favor, 100 contra e 7 abstenções. Se aprovado no Senado, o projeto garantirá ao governo US$ 8 bilhões em receitas extras por ano. O fim da taxação extra favoreceria o Brasil, que é grande comprador de grãos da Argentina.

A Argentina é um dos maiores produtores mundiais de soja, trigo e milho, e muitos políticos da oposição apoiam o pedido dos agricultores de redução dos tributos sobre a exportação e a limitação dos poderes da Presidência na questão dos impostos. A votação era chave para o governo, em crise com o setor agropecuário desde a aprovação da sobretaxa, que desencadeou três semanas de protestos, em março de 2008. Agora, os produtores não descartam novas manifestações.

¿ Este é o último cenário, mas é um cenário que nunca descartamos: o do protesto ¿ afirmou o presidente da Federação Agrária, Eduardo Buzzi.

Ontem, um juiz federal confirmou que está em curso uma investigação formal contra Cristina e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, por suposto enriquecimento ilícito.

Uma denúncia recente apresentada ao Escritório Anticorrupção mostrou que o patrimônio do casal aumentou 158% no ano passado.