Título: Mercadante ameaça deixar liderança
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 14/08/2009, O País, p. 8

Petista condena pressão sobre voto da bancada no Conselho de Ética

BRASÍLIA. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), promete resistir às pressões do presidente Lula e da cúpula petista para impedir a reabertura de parte das 11 representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Preocupado com a própria reeleição no próximo ano, Mercadante disse que não se prestaria a esse papel e estaria disposto a deixar a liderança da bancada, caso haja nova intervenção do Planalto.

¿ Nunca uma renúncia (à liderança) será tão comemorada como esta ¿ desabafou um integrante da bancada petista alinhado com o Planalto, que não esconde o desconforto com a postura de Mercadante.

O grupo do PT fiel a Sarney avalia que o líder se precipitou ao convocar a bancada para discutir os recursos da oposição e agora não teria como recuar.

Mercadante quer que os três representantes do PT no Conselho de Ética tenham posição única. O problema é que Ideli Salvatti (SC) e Delcídio Amaral (MS) querem voltar para a suplência. Eles podem ser substituídos por senadores de outros partidos governistas.

¿ Está havendo muita pressão.

Ninguém pode impor nada a ninguém, até por causa da natureza da matéria. Meu esforço é para construir uma convicção única na bancada. A montanha não se move. Vamos aguardar ¿ afirmou Mercadante.

Se não houver um consenso até quarta-feira, os líderes governistas pretendem articular um novo adiamento da sessão do Conselho para analisar os recursos da oposição e o do PMDB, protocolado ontem, pedindo a reabertura do processo contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

COLABOROU Gerson Camarotti