Título: Em clima de campanha, apelo por obras
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 14/08/2009, O País, p. 3

Lula critica TCU por mandar parar projetos com suspeita de irregularidades: "Não é justo"

Enviada especial

ANÁPOLIS e GOIÂNIA. Aliados do presidente Lula armaram um palanque político para festejar obras do governo federal em Goiás. Alunos da rede municipal e servidores públicos foram liberados para prestigiar a passagem de Lula, reforçando o público nos eventos na ferrovia Norte Sul, em Anápolis, e na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, que reuniu cerca de 50 mil pessoas com bandeiras, faixas e camisetas de partidos políticos e movimentos sociais. O presidente aproveitou o clima de campanha: ¿ Precisamos colocar no governo alguém que tenha o sangue da gente, o sentimento da gente, para fazer as coisas que a gente precisa.

Em Goiânia, o governador Alcides Rodrigues (PP) e o prefeito Iris Rezende (PMDB) se uniram para a festa. Além do palanque oficial, outros três foram montados para 800 autoridades. Lula se viu cercado de ministros, parlamentares e prefeitos.

Toda a estrutura teria custado R$ 100 mil. O prefeito de Goiânia regeu o público, gritando ¿viva Lula¿.

O evento de inauguração de 5.000 casas populares e o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida em Goiás, para construção de 50 mil unidades, estavam marcados para começar às 16h, mas duas horas antes a praça fervia de gente. Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra cobravam reforma agrária, e grupos estudantis pediam concurso público na Universidade Estadual de Goiás. O PSOL recorreu ao TRE para tentar impedir o evento, alegando campanha eleitoral antecipada, sem sucesso.

Lula voltou a criticar a paralisação de obras pelo Tribunal de Contas da União (TCU): ¿ Que faça a denúncia, mas não paralise a obra. Mesmo que tivesse alguma coisa errada, não é justo parar uma obra. Não é justo.

Que se abra um processo, que se faça a denúncia, mas obra parada vai custar muito mais caro para o país, para o povo.

Lula voltou, mais uma vez, a afirmar que governantes não precisam de diploma. Segundo o presidente, é equivocada a visão de que se um candidato a cargo eletivo tiver ¿30 diplomas¿ vai ser um grande governador, prefeito, deputado, senador ou presidente: ¿ Muita lorota. Espero que minha passagem pela Presidência sirva para que o povo brasileiro aprenda que a gente mede um presidente, um prefeito e um governador não pelo discurso, mas pelo caráter e pelo compromisso com as pessoas.

Se um presidente não tiver coração para chorar com a dor do seu povo, para rir com a alegria do seu povo, se parece um boneco, sempre com a mesma cara, não tem emoção nem sentimento, não sabe o que é o desemprego, fome, por que neste país não colocaram mais jovens nas universidades... desses caras já aprendemos a lição.