Título: Lula leva Meirelles a palanque e confirma busca de aliança ampla
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 14/08/2009, O País, p. 3

Presidente do BC não pode ser candidato para perder, afirma

Enviada especial

ANÁPOLIS e GOIÂNIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que trabalha para construir um amplo arco de aliança para sustentar a possível candidatura do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao governo de Goiás. Em entrevista a duas rádios locais e também no palanque, elogiou Meirelles, que pensa em disputar o cargo e sonha inclusive em ser o único candidato. Lula disse que ele não deve entrar na disputa para perder. Mais tarde, Meirelles não descartou a candidatura em 2010, mas disse que a decisão ainda não foi tomada.

Lula disse que, antes de decidir ser candidato, Meirelles terá de escolher bem o partido a que se filiará e articular com a base aliada um amplo apoio, negociando com o atual governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP). No próximo ano haverá muitos cargos em disputa, o que permitirá a coligação dos partidos aliados, disse Lula.

E fez questão de dizer que, se Meirelles for eleito, ¿Goiás vai ter um administrador excepcional¿.

¿ Se o Meirelles disser para mim que quer ser candidato a governador, primeiro vou dizer para o Meirelles: precisamos saber por qual partido e quais são os nossos aliados, porque precisamos construir uma aliança política para ganhar as eleições. O Meirelles não pode ser candidato para perder as eleições ¿ afirmou Lula, na entrevista: ¿ Temos que conversar com o governador, com o PMDB, com o PR, com todos os partidos da base aliada do governo federal.

Em palanque no pátio de obras da ferrovia Norte-Sul, em Anápolis, Lula voltou a elogiar o auxiliar. Ao contar como o conheceu, chamou Meirelles de ¿filho da mãe¿ por ter se candidatado a deputado federal pelo PSDB em 2002. Eleito, Meirelles renunciou para assumir o BC.

¿ Vocês já ouviram muitas pessoas falarem mal do Meirelles, porque os juros estão altos.

Eu quero dizer que sou agradecido a este companheiro e à equipe econômica pela estabilidade econômica e pelo respeito que o Brasil tem hoje no mundo ¿ disse Lula.

Em Goiânia, depois de participar de um evento com o presidente para 50 mil pessoas, Meirelles disse que Lula foi generoso ao elogiálo. Sobre a candidatura, desconversou: ¿ Não há uma decisão tomada. Vou decidir até setembro se haverá ou não a filiação a partido político, e até a março se serei ou não candidato a um cargo eletivo.