Título: Estratégias em conflito para 2010
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 14/08/2009, O País, p. 3

BRASÍLIA. Com a provável candidatura presidencial da senadora Marina Silva (PTAC) pelo PV, a cúpula do PSB defendeu, em jantar na quarta-feira, que o presidente Lula mude a estratégia política e aceite o lançamento de outros candidatos da base aliada para a sucessão de 2010, inclusive o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Lula discorda dessa posição. Apesar das divergências de opinião, foi selado um acordo: Ciro mudará seu domicílio eleitoral para São Paulo, mas sem compromisso de sair candidato ao governo paulista.

Entre os presentes estavam Ciro e a ministra Dilma Rousseff, além dos presidentes do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do PSB, governador Eduardo Campos (PE).

No jantar, no Palácio da Alvorada, Campos ponderou que, em vez de uma disputa plebiscitária entre os candidatos do governo e da oposição, era preciso ter uma pulverização de candidaturas para evitar riscos.

Lula deixou claro que discordava e argumentou que, em 2010, com a recuperação da economia, a candidatura de Dilma estará muito forte. Em relação a Marina, disse que não faria qualquer interferência nem conversaria com ela. (Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut)