Título: Oposição cogita acareação entre Dilma e Lina
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/08/2009, O País, p. 5

Ex-secretária da Receita vai depor na CCJ semana que vem

BRASÍLIA. A oposição deverá propor a convocação da ministra Dilma Rousseff pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado caso a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, em depoimento marcado para terça-feira, confirme que a chefe da Casa Civil pediu para o Fisco agilizar auditoria nos negócios do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Os líderes do PSDB, Álvaro Dias (PR), e do DEM, Agripino Maia (RN), já cogitam até sugerir uma acareação entre a ministra e a ex-secretária, embora considerem uma hipótese difícil de ser concretizada.

- A depender do depoimento da Lina Vieira, e até como respeito à outra parte, tem-se que oferecer o direito de resposta à ministra. O ideal seria uma acareação, mas o governo nunca gostou de acareação - afirmou Álvaro Dias.

No início da semana, Lina disse que, num encontro reservado na Casa Civil, no fim de 2008, Dilma pediu para agilizar a auditoria da Receita sobre os negócios de Fernando Sarney. O empresário é um dos principais alvos de investigação da Polícia Federal.

MPF e PF pediram devassa em contas de investigado

A partir das investigações, a PF e o Ministério Público Federal pediram uma devassa nas contas do empresário. A Justiça acolheu o pedido, mas a Receita estaria com dificuldades para cumprir as ordens no prazo esperado pelos investigadores.

No suposto encontro, Dilma teria usado a palavra agilizar. Lina interpretou a fala da ministra como um sinal para abafar a auditoria contra Fernando. Lina sustenta que o encontro com Dilma foi acertado numa visita da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, à Receita.

A declaração de Lina foi reforçada pela sua ex-assessora Iraneth Weiler, chefe de gabinete do secretário da Receita, que afirmou ter visto Erenice no gabinete de Lina. A ministra e a secretária-executiva da Casa Civil negam o encontro e a conversa.