Título: Gim Argello, o senador que não perde uma crise
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 16/08/2009, O País, p. 12

De suplente de Roriz a líder, ele seguiu os passos de Renan: "Não sou mais aprendiz. Sou feiticeiro profissional"

GIM ARGELLO: ele quer um gabinete no Planalto e o governo do DF

BRASÍLIA. Nesses dias de ranger de dentes no Senado, um personagem continua estampando no rosto um sorriso inabalável: Jorge Afonso Argello, o Gim, líder da bancada de sete votos do PTB que pulou da condição de "aprendiz de feiticeiro" - apelido dado pelo mais novo amigo, Wellington Salgado (PMDB-MG) - para o posto de fiel escudeiro do líder do PMDB, Renan Calheiros(AL), e do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Gim Argello não tem do que reclamar, muito menos da crise no Senado. Ele cresceu nas crises: na de Renan, ofereceu ombro e ganhou gratidão eterna. Na que motivou a desgraça de seu mentor, o ex-todo poderoso governador Joaquim Roriz, ganhou o mandato de senador - e ficou com a suspeita de ter ajudado a enterrar o criador.

O ex-corretor de imóveis e vendedor de carros que entrou pela porta dos fundos no mandato de senador em julho de 2007, com a renúncia de Roriz, escapou de processo no Conselho de Ética pelas mãos de Renan, que à época presidia a Casa e ajudou a enterrar a representação do PT. Sete meses depois da posse já era vice-líder do governo Lula, e hoje transita pelos corredores do Planalto.

De afilhado de Roriz, passou a apadrinhar aliados. Já emplacou numa diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres o ex-assessor Ivo Borges. Alimenta sonhos mais ousados: ser o substituto do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e governador do Distrito Federal, em 2010.

Gim repete a todo momento que é um homem bom e um senador "100% Lula". Que pode existir alguém tão fiel como ele. Mais fiel que ele a Lula, jamais.

- Por que cheguei onde estou? Porque comecei desde cedo a reparar como funcionava cada senador, como votava, para onde pendia. Aprendi a contar votos e a conversar. O Jucá me indicou vice-líder. O Cabeludo (Salgado) diz que agora não sou mais aprendiz, sou feiticeiro profissional - conta Gim, acrescentando que já ocupa 14 funções na casa: é procurador parlamentar, membro da CPI da Petrobras, do Conselho de Ética e de outras comissões.

- Gim passou no Enem da feitiçaria com louvor. Começou a andar com o Renan e aprendeu como as coisas funcionam no Senado - concorda Salgado.