Título: Serra lidera e Marina Silva surge em último em pesquisa para presidente
Autor: Miranda, André; Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 17/08/2009, O País, p. 4

Senadora diz que resultado não influencia decisão sobre sua candidatura

e

SÃO PAULO e RIO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida presidencial com 37% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha. Em segundo lugar, estão empatados a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 16%, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 15%. Heloísa Helena (PSOL), vereadora por Alagoas, aparece com 12%. A maior novidade da pesquisa, publicada ontem na "Folha de S.Paulo", mostra que a possível entrada na disputa da ex-ministra do Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (PT-AC), pouco altera o quadro eleitoral, já que ela aparece em último, com 3% das intenções de voto.

Para ser candidata, Marina precisaria deixar o PT e se filiar ao PV. Com ela na disputa, Serra e Ciro perdem um ponto percentual cada, Dilma sobe um e Heloísa se mantém no mesmo patamar. Os votos em branco e nulos somam 11%, e os eleitores indecisos atingem 7%.

- A pesquisa não influencia em nada a minha decisão. Estou num momento de reflexão, à luz dos desafios sociais e ambientais do país - diz Marina.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) diz que é cedo para falar de pesquisa:

- Isso não expressa a situação dela no país.

Com ou sem Marina, Serra segue na liderança, pelo Datafolha. Além disso, foi a primeira vez que o percentual de Dilma não cresceu, mantendo-se com os mesmos 16% da última pesquisa, feita em maio. Para o presidente nacional do PSDB, senador Sergio Guerra (PSDB-PE), o resultado pode refletir as acusações de que o governo interferiu em favor do senador José Sarney (PMDB-AP), acusado de irregularidades no Congresso.

- Apesar da exposição na mídia, a candidatura dela se estabilizou por causa das acusações de que favoreceu Sarney - diz Guerra. - Já a Marina tem mais a cara do PT das origens do que a Dilma. O mais provável é que, se ela se consolidar como candidata, acabe tirando mais votos de Dilma que do Serra.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), porém, entende que os números mostram a estabilização de todas as pré-candidaturas.

- O próprio Serra chegou a estar com 41% e hoje está com 37%. A Dilma se estabilizou porque muitos ainda não sabem que ela é a candidata do presidente Lula - disse Berzoini. - Uma prova de que a crise do Senado não afetou a candidatura do PT é que a avaliação do Lula continua alta.

Ainda segundo Berzoini, é cedo para dizer se a possível candidatura de Marina Silva vai mudar o quadro sucessório.

O Datafolha também previu um cenário com o governador de Minas Gerais pelo PSDB, Aécio Neves, no lugar de Serra. Neste caso, Aécio fica com apenas 16%, e a disputa passa a ser liderada por Ciro, com 23%, seguido de Dilma, com 19%, e Heloísa Helena, com 17%.