Título: Oposição vai insistir em acareação entre Dilma e Lina na CCJ do Senado
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/08/2009, O País, p. 5

Manobra fiscal da Petrobras também está na mira de DEM e PSDB

BRASÍLIA. Em minoria na CPI da Petrobras, a oposição vai tentar ir à forra amanhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, durante o depoimento da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. A expectativa do DEM e PSDB é de que a ex-secretária confirme que teria sido pressionada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a encerrar logo qualquer investigação sobre a família Sarney. Se isso acontecer, o próximo passo dos oposicionistas será o de tentar fazer uma acareação entre Lina e Dilma.

- Já estou com o requerimento pronto para propor essa acareação - antecipou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Outro assunto que os oposicionistas pretendem abordar durante o depoimento da ex-secretária é a manobra fiscal feita pela Petrobras para pagar menos impostos, o que teria deflagrado uma investigação da Receita Federal e motivado a demissão de Lina Vieira, quando esta cogitou a aplicação de uma multa contra a estatal.

- Não temos o que temer, até porque o que a ex-secretária declarou até agora foram interpretações sobre uma suposta conversa com a ministra Dilma - observou o ministro das Relações Institucionais, José Múcio.

Os governistas deverão acertar a estratégia de atuação numa reunião marcada para hoje.