Título: Desde o milagre, alta de 2.375% na Bolsa
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 18/08/2009, Economia, p. 19

Mercado passou por euforias e crises, e hoje tem 500 mil investidores pessoas físicas

O fim da década de 60 e início dos anos 70 foi um período que revolucionou não apenas as artes e a música, mas também a cultura de investimentos. Em 1968, era criado o índice Ibovespa, carteira teórica que reflete a valorização das ações mais negociadas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Inicialmente com valor de cem pontos ¿ ou 2.288, corrigidos pela inflação ¿, o indicador captou as principais crises e euforias dos últimos 40 anos. Desde sua criação, o Ibovespa valorizou 2.375%.

Para financiar as empresas no auge da estagnação econômica, em 1967, o governo militar criou os fundos 157, que permitiam ao contribuinte aplicar até 10% do Imposto de Renda devido em fundos de ações. A inovação ganhou fôlego três anos depois. Era início dos anos 70 e o Brasil vivia o ¿milagre econômico¿, crescendo a taxas anuais de 10%. Ávida por ganhar dinheiro, boa parcela da população foi atrás do sonho na Bolsa. Em 1971, o Ibovespa subiu 78,24%, para despencar 51,97% no ano seguinte.

O superintendente de Proteção e Orientação aos investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco, explica que os fundos atraíram ao mercado pessoas sem perfil para investir. Na medida em que novos investidores entravam, os preços inflavam, criando uma bolha. Quando as ações despencaram, ficou cunhada a expressão de que a ¿Bolsa era um cassino¿.

¿ Muitas pessoas não acompanharam seus investimentos, não atualizaram seus endereços, e os recursos foram esquecidos ¿ conta.

Em 2007, ainda havia 3,1 milhões de cotistas com recursos esquecidos nos fundos 157.

A criação da CVM, juntamente com a Lei das S.A., em 1976, teve o objetivo de dar transparência ao mercado e trazer alguma proteção ao minoritário após o estouro da bolha.

Os fundos de investimento também cresceram.

Segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento, o patrimônio líquido total passou de R$ 8.703,84, em 1972, considerandose mudanças de planos econômicos e inflação no período, para R$ 1,3 trilhão agora.

O presidente da Anbid, Marcelo Giufrida, diz que, até a década de 70, o mercado era voltado para o investidor mais abastado.

¿ Já na década de 70, os fundos de ações podiam aplicar em debêntures. Após choques do petróleo (em 1973 e 1979) e a desvalorização cambial, a inflação acelerou, e os administradores só queriam fundos com esse perfil. Eles foram os precursores da renda fixa ¿ diz, referindo-se à categoria criada anos depois, na década de 80.

Os anos 80, por sua vez, foram marcados pela hiperinflação, que levava investidores a aplicarem no overnight ¿ taxa média diária ponderada com base em operações com títulos do Tesouro, que servia como indexador inflacionário.

O fim da década foi marcado pela quebra da Bolsa do Rio. Operações descobertas feitas pelo megainvestidor Naji Nahas puseram fim à bolsa carioca e a sete corretoras, fazendo o mercado migrar em peso para São Paulo. Na era Collor, no início dos anos 90, outro duro golpe: o anúncio do congelamento de 80% de todos os depósitos.

¿ Foi um sequestro de liquidez, e o valor das ações de todos os fundos caiu expressivamente ¿ diz Giufrida.

A retomada ocorreu nas privatizações, em meados dos anos 90, que resultaram na listagem de diversas empresas na Bolsa. O início da expansão sustentável do mercado é em 1994, com o Real. Desde então, a Bolsa sobreviveu às crises mexicana, asiática, russa, à maxidesvalorização, ao bug do milênio, ao 11 de Setembro e, agora, recupera-se da rasteira do subprime.

Em 1999, uma importante criação: a do sistema de home broker, que permite aplicações com ordens dadas pela internet. A partir daí, a Bovespa investe na sua popularização, com programas que vão a praias, empresas, escolas e cidades distantes dos grandes centros. Como resultado, o número de investidores pessoas físicas passou de 76.607 para mais de 500 mil. Mas o pregão viva-voz se calou: desde julho, as transações passaram a ser ordenadas eletronicamente.