Título: Falta de qualificação
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 10/04/2009, Política, p. 6

No relatório produzido pelo corregedor Amaro Vieira Ferreira, a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas investigações da Operação Satiagraha foi considerada ilegal. O corregedor vai mais além: a Abin não apenas enviou oficiais de informações, mas também agentes administrativos e motoristas, sem qualquer experiência neste tipo de atividade.

¿Restou claro que servidores da Abin e um ex-servidor, por iniciativa do delegado Protógenes Queiroz, sem autorização judicial e sem qualquer formalização, foram introduzidos ocultamente nos trabalhos investigativos, em completo desvio de finalidade, tomaram conhecimento de dados da operação que tramitava sob sigilo¿, afirmou Amaro Ferreira, no relatório encaminhado à Justiça Federal de São Paulo.

No documento, o delegado aponta a falta de qualificação técnica. ¿A análise do material apreendido confirmou intensa participação dos servidores da Abin nos trabalhos da Operação Satiagraha, dentre eles, servidores administrativos, motorista e outros que, pela natureza de seus cargos, naturalmente não detinham e nem estavam obrigados a deter a devida qualificação para atuar em quaisquer atividades investigativas¿, acrescenta o delegado. Protógenes nega que tenha cometido qualquer irregularidade. (E.L)