Título: Ao se defender, senador ataca jornal e nega usar apartamento de empreiteiro
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 18/08/2009, O País, p. 4

Sarney Filho diz ter comprado imóvel de empresário e declarado em seu IR

BRASÍLIA. Diante da denúncia de que imóveis usados por sua família em São Paulo teriam sido financiados por empreiteira que atua no setor elétrico, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), queixou-se ontem de colegas, da imprensa e da falta de privacidade. Os ataques mais duros foram dirigidos ao jornal ¿O Estado de S. Paulo¿, que publicou domingo reportagem que identificou a empreiteira Aracati, rebatizada Holdenm Construções, Assessoria e Consultoria Ltda, como a compradora de dois dos três apartamentos frequentados pela família Sarney na cidade.

Nervoso, com as mãos trêmulas e a voz falhando, Sarney acusou: ¿ Ele (o jornal) vem se empenhando numa campanha sistemática contra mim, ou adotando uma prática nazista, que era aquela que eles adotavam de acabar com as pessoas, denegrir a sua honra, a sua dignidade até, com os judeus, levá-los à câmara de gás. Felizmente, no Brasil não temos câmara de gás ¿ disse, comparando o jornal a ¿um velho de fraque e de brincos¿. O ¿Estado¿ não se pronunciou sobre o discurso de Sarney.

Sarney admitiu que comprou em 1977 um imóvel no bairro dos Jardins, de 85 metros quadrados, para seus filhos morarem. Disse que se hospeda ali até hoje. Ele confirmou a versão do deputado Sarney Filho (PV-MA) sobre o segundo apartamento da família no prédio. Não fez referência a um terceiro, do mesmo empreiteiro, que seria usado pela família. Em entrevista, Sarney negou que a família usasse esse imóvel.

Sarney Filho diz que não fez negócios com o empresário Sarney Filho, ou Zequinha Sarney, disse que comprou do empresário Rogério Frota de Araújo o apartamento 22 do edifício Solar da Vila América.

Não revelou a data da transação, registrada em cartório em 2008, quando o imóvel passou a constar como um de seus bens na Receita Federal. A escritura ainda não foi transferida.

¿ Meu filho só passou a morar no apartamento 22 depois da assinatura do contrato de compra e venda. Esse contrato foi repassado no ano passado em cartório e consta na minha declaração de Imposto de Renda ¿ disse.

Em trecho de sua declaração de IRPF 2008/2009 consta o apartamento no valor de R$ 129.833, descrito como ¿pagamento parcial no ano de 2008¿.

Sarney Filho disse que tem ¿amizade de 20 anos¿ com Frota, mas negou que faça negócios com ele. E confirm o u q u e s e u f i l h o , J o s é Adriano Cordeiro Sarney, sondou Frota para a compra da unidade 22, mas não fechou negócio. Disse que Frota comprou mais tarde a unidade 32, o que deixou a 22 ¿liberada¿ para a revenda aos Sarney.

Sarney reclamou de colegas que pediram investigação: ¿ O senador Sérgio Guerra...

Eu o conheço, sei das suas agruras no passado, também sujeito a muitas infâmias. Sei das suas agruras no presente, também sujeito a muitos ataques ¿ disse, sem citar as denúncias contra o tucano na CPI do Orçamento (1993) e, agora, por sua filha ter recebido diárias do Senado ao acompanhálo a Nova York para tratamento de saúde.