Título: Lula recebe Iris Rezende e Requião para articular palanques de Dilma
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 20/08/2009, O País, p. 11

Há uma semana, presidente defendera candidatura de Meirelles, em Goiás

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou parte de seu expediente no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência, e um jantar no Palácio da Alvorada para articular palanques em 2010 para sua candidata à sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

À tarde, Lula recebeu o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), pré-candidato ao governo de Goiás. Lula queria desfazer um mal-estar criado por ele próprio, há uma semana, quando, em Goiânia e Anápolis, defendeu a candidatura do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao governo de Goiás. Disse Lula, então: ¿ Ele tem que disputar para ganhar. Não pode ser candidato para perder a eleição. E para isso é preciso uma aliança forte, que una toda a base.

Rezende, que já foi governador e ministro, minimizou o malestar.

Disse que as declarações de Lula foram respostas a perguntas dos entrevistadores.

¿ Ele ressaltou as qualidades da pessoa que o jornalista aventava naquela hora ¿ declarou, evitando citar Meirelles. ¿ O presidente me disse que não quis tratar da questão sucessória de 2010 naquele momento.

O prefeito, reeleito com apoio do PT, evita dizer que é candidato, mas dá pistas: ¿ Quem tem 50 anos de vida pública não precisa antecipar projeto. O PMDB terá candidato.

Lula, assim como Rezende, quer derrotar o senador Marconi Perillo (PSDB). E não quer ver rachada a base em Goiás.

A união da base também seria o tema da conversa de Lula com o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), à noite. A intenção do presidente é uma chapa com o senador Osmar Dias (PDT) para o governo. Três nomes querem as duas vagas para o Senado: Requião, a excandidata a prefeita de Curitiba Gleisi Hoffmann (PT) e o deputado Ricardo Barros (PP).