Título: Entenda a proposta
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 10/04/2009, Brasil, p. 11

Chamado de Sistema de Seleção Unificada, o novo Enem deve se tornar a porta de entrada para as universidades federais. Confira as mudanças:

Inscrições Os alunos farão a inscrição online. Nesse momento, eles escolherão cinco opções de cursos em diferentes universidades que tiverem aderido ao sistema. No entanto, terão liberdade para escolher novos cursos, caso a nota no exame não seja suficiente para garantir vaga nas opções iniciais.

A prova O Enem, que até então contava com 63 questões, passará a ter uma redação e 200 perguntas, divididas quatro provas: linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas. Os testes serão aplicados em dois dias em todo o país. O MEC vai realizar o exame nesses moldes em 3 e 4 de outubro, mesmo que nenhuma universidade tenha aderido ao programa.

Os resultados De posse do resultado no Enem, o aluno terá cerca de duas semanas para acompanhar, pela internet, a própria classificação e a dos outros concorrentes nas vagas ofertadas. É nesse momento, por meio de um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, que o estudante poderá migrar de um curso para outro, caso sua classificação não seja suficiente para entrar nos cursos inicialmente escolhidos.

Independência das universidades Ficará a critério de cada universidade aderir ou não ao sistema. As instituições podem fazer parte do programa de maneira integral (usando as notas do Enem para classificar os alunos e partilhando as vagas no sistema informatizado do MEC), ou usando o resultado das provas, sem, no entanto, entrar no sistema unificado de vagas. Aquelas que não quiserem vincular de maneira alguma seu vestibular ao Enem também são livres para isso.

Sistemas alternativos de seleção As universidades que quiserem aderir ao sistema unificado não são obrigadas a abandonar outras formas de seleção, tais como o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da UnB, ou a reserva de vagas para cotistas. Basta que a instituição defina quantas vagas serão ofertadas por meio de cada forma de seleção.

Exigências A única exigência para que a instituição integre o sistema unificado de vagas é utilizar o Enem como fase única de seleção. Universidades com segunda fase não podem participar, sob o risco de prejudicar os estudantes. Isso porque, se um aluno não é aprovado na segunda fase, a segunda opção marcada por ele no sistema unificado já terá sido preenchida por outro.

Pesos de disciplinas As universidades poderão continuar colocando pesos diferentes para determinadas disciplinas de acordo com o curso escolhido. O sistema informatizado do MEC fará as ponderações nas pontuações, conforme cada instituição determinar.