Título: Agenda oficial de Dilma tem erros e omissões
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 20/08/2009, O País, p. 8

Em 19 de dezembro de 2008, suposta data do encontro com Lina, internet registra encontro com empresários que não ocorreu

BRASÍLIA. Apesar de o governo sustentar que todos os compromissos dos ministros são registrados, a agenda pública da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresenta omissões e registra eventos dos quais ela não participou. Há erros em uma semana inteira na agenda do período de 15 a 19 de dezembro de 2008 divulgada no site do Planalto na internet. Segundo o relato da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira a parlamentares do PSDB, o dia 19 de dezembro teria sido exatamente a data do encontro em que Dilma pediu que a Receita agilizasse as investigações sobre empresas da família Sarney ¿ encontro que foi negado pela ministra.

A partir do cruzamento com as agendas do presidente Lula, de governadores e outros ministros, além de fotografias e reportagens publicadas naquela semana, O GLOBO verificou que a programação daquela sexta-feira, 19 de dezembro, foi inteiramente excluída da agenda. A agenda de segunda e terça-feira daquela semana de dezembro são repetidas e omitem compromissos.

Além disso, uma série de eventos aparecem na agenda no dia seguinte ao que de fato ocorreram. E há registro de participação da ministra em pelo menos um evento no qual ela não esteve: o lançamento da Estratégia Nacional de Defesa, ocorrido no dia 18.

A Casa Civil informou que ocorreu ¿um problema durante a migração de dados do portal antigo para o atual¿ ¿ problema que teria ocorrido no fim de 2008. ¿Desta forma, compromissos que aparecem no site como tendo ocorrido no dia 19 de dezembro, na verdade ocorreram no dia 18; os do dia 18, no dia 17 daquele mês¿, informou a assessoria. Porém, não há explicação sobre o motivo de o problema ter ocorrido apenas numa semana ¿ e não num mês ou num ano inteiro.

Planalto alega que foi erro

O Planalto disse ainda que não percebeu o erro até receber as perguntas do GLOBO, e informou que a correção será feita hoje. A Casa Civil não informou quem é o responsável pela administração de dados da agenda. Alterações na agenda publicada são feitas por meio de um sistema de gerenciamento de dados do site.

De acordo com o decreto 4.081 de janeiro de 2002, que institui o Código de Conduta Ética, os ministros são obrigados a divulgar e manter arquivadas suas agendas de reuniões com pessoas físicas e jurídicas com as quais se relacionem funcionalmente. A Casa Civil não respondeu sobre os critérios usados na divulgação dos compromissos de Dilma. É praxe omitir encontros considerados reservados, ainda que não sejam assuntos pessoais.

Na última segunda-feira, o presidente Lula desafiou Lina Vieira a mostrar sua agenda para provar que se encontrou com Dilma. Era uma tentativa de descredenciar o testemunho da ex-secretária da Receita, que deporia no Senado no dia seguinte. Lina confirmou que o encontro com Dilma ocorreu, e disse que achou ¿ingerência desnecessária e descabida¿ de Dilma pedir que fosse acelerada ¿a investigação sobre o filho de Sarney¿.

¿ Era só pegar as duas agendas e ver o que aconteceu ¿ disse Lula na segunda-feira.

¿ Qual a razão que essa secretária tinha para dizer que conversou com Dilma e não mostrar a agenda? Dilma já disse que não teve agenda com ela.

Lina disse na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que não se recordava da data do encontro. Reservadamente, informou a parlamentares de oposição que a data provável foi 19 de dezembro de 2008.

Naquele dia, pelo que informa o site do Planalto, Dilma teria participado de um encontro com empresários do setor de infraestrutura e, em seguida, ido ao lançamento da Estratégia Nacional de Defesa. Mas dados oficiais mostram que, na verdade, foi no dia 18 que Dilma participou do almoço com cerca de 500 empresários, em São Paulo.

Ainda no dia 18, e não no dia 19, como informa a agenda de Dilma no site, foi realizado, no Planalto, lançamento do plano de Estratégia da Defesa. Dilma não aparece na lista de autoridades presentes ao evento e citadas no discurso de Lula. Ela também não está nas fotos que reúnem as autoridades no palco.

Naquela sexta-feira, 19, na realidade, ela participou da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em Brasília, segundo a Casa Civil . Às 15h30m, Dilma esteve em reunião sobre o PAC com Lula. Também à tarde, foi fotografada na festa de confraternização de Natal do Palácio do Planalto. Nada disso consta da agenda. No dia 18, sua agenda informa que teriam ocorrido reuniões com Alfredo Nascimento (ministro dos Transportes), mas a agenda oficial de Nascimento revela que, na verdade, ele esteve ocupado com uma longa lista de políticos ¿ menos com Dilma.

Na segunda e terça-feira daquela semana, Dilma teria tido apenas dois encontros, com os ministros Marcio Fortes (Cidades) e Alfredo Nascimento. Mas sua agenda verdadeira mostra que esteve também em uma cerimônia de Direitos Humanos e recebeu outras autoridades.