Título: Oposição insistirá em convocar Dilma
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 21/08/2009, O País, p. 14

Para senadores do DEM e do PSDB, agenda da ministra fortalece versão de Lina

BRASÍLIA. Apesar do discurso governista tentando dar o caso por encerrado, a oposição avalia que a revelação de que a agenda de Dilma Rousseff tem erros fortalece a versão de Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, sobre o encontro reservado que teve com a ministra na Casa Civil. No encontro, segundo Lina, a ministra teria pedido que a fiscalização do Fisco sobre as empresas da família Sarney fosse agilizada. Senadores de PSDB e DEM pretendem insistir na convocação de Dilma para depor, além de obter cópia das fitas de vídeo da garagem do Planalto, por onde Lina teria entrado para a suposta reunião na Casa Civil.

Ontem, o presidente da Câmara, Michel Temer, enviou ao Planalto o pedido de informações feito pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) para ter acesso a vídeos e registros de Lina na Casa Civil.

¿ É por isso que Lula exigiu de Lina que mostrasse sua agenda.

Ele sabe que a da Dilma é um samba do crioulo doido. Uma agenda assim revela a desorganização do governo ¿ disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Ontem, O GLOBO mostrou que a agenda oficial de Dilma apresenta erros e omissões durante uma semana inteira de dezembro de 2008, inclusive no dia 19, no qual teria ocorrido a reunião, segundo relatos da oposição.

A Casa Civil, até a noite de ontem, não havia corrigido as distorções de agenda, que alega terem sido causadas pela ¿migração¿ de dados do portal. A justificativa não explica as agendas duplicadas, omissões de audiências com ministros e o registro de participação de eventos onde a ministra não esteve. O órgão também não respondeu quais são os critérios de divulgação e manutenção da agenda, uma obrigação legal da ministra, segundo o Código de Conduta Ética da Presidência.

A oposição considera ainda que as declarações de Warley Soares, ex-motorista oficial de Lina Vieira, reforçam a versa da ex-secretária. Ao GLOBO, o motorista disse que levou Lina para reuniões na Casa Civil, mas não citou datas.

¿ As notícias não comprovam que Lina esteve lá, mas aproximam sua história da realidade ¿ avaliou o presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO).

A estratégia para aprovar convocação de Dilma é mantida sob sigilo pela oposição, mas o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirma que está atento. Ontem de manhã, senadores da base e da oposição monitoraram uma sessão esvaziada da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para evitar surpresas. Já o Planalto resolveu reagir e desafiou Lina outra vez a revelar a data.

¿ A Lina tem que dizer o dia e a hora da audiência que diz ter tido com Dilma. Ela não pode ficar soltando datas para ver se alguma delas cola ¿ disse o ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins.

Segundo ele, o encontro dificilmente ocorreu no dia 19.

Ele informou que naquela manhã Dilma estava numa reunião do Conselho de Administração da Petrobras, conforme registro em ata da estatal. E, nessa mesma sexta, Lina teria embarcado para o Rio Grande do Norte ao meio-dia. A explicação do ministro mostra que o Planalto já rastreou todos os passos de Lina Vieira.

Para o líder do DEM, senador Agripino Maia (RN), ¿quem cala consente¿ ¿ Depois que Lina falou, Dilma não disse mais nada.

Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu que as duas marquem encontro para esclarecer tudo.