Título: Binho Marques: Vou votar no candidato do PT
Autor: Blanco, Pedro Paulo
Fonte: O Globo, 21/08/2009, O País, p. 11

Governador do Acre, porém, lamenta saída da aliada Marina

Enviado especial

RIO BRANCO. A saída da ex-ministra Marina Silva (AC) do PT para provavelmente se candidatar pelo PV à Presidência da República deixou o governador do Acre, o petista Binho Marques, dividido. Ele diz que considera Marina como uma irmã, mas, por compromisso partidário, votará na ministra Dilma Rousseff, candidata do PT. Hoje, Binho Marques participa, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da solenidade de lançamento de um programa que prevê a construção de dez mil casas populares e a reforma de seis mil casas de servidores públicos de baixa renda. Marina será a grande ausência.

É a primeira visita de Lula ao Acre desde o anúncio oficial da desfiliação de Marina na quartafeira. Mas não há previsão de encontro entre os dois.

Quando Lula chegar em Rio Branco, no início da tarde, Marina estará em Belém. Binho Marques falou sobre a saída de Marina do PT numa entrevista convocada para explicar as linhas gerais do novo programa habitacional. Até então, o governador vinha evitando tratar do assunto publicamente: ¿ Vou votar no candidato do PT. Sofrendo muito. Marina é uma paixão! Todos nós, aqui, gostamos muito da Marina.

¿O ideal seria uma união entre o PT e o PSDB¿ O governador disse que fecha com o programa de Marina. A diferença é que, a partir de agora, os dois estarão em partidos diferentes. Binho Marques reconheceu ainda que a crise no Senado e a aproximação de Lula com antigos adversários, como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e Fernando Collor (PTB-AL), trouxeram problemas internos para o PT. Mas, para ele, o problema não é específico do PT. Todos os partidos estariam em crise. O governador entende que o impasse tem como origem a governabilidade e a solução seria uma aproximação entre PT e PSDB, hoje os dois principais rivais no quadro partidário do país.

¿ O ideal seria uma união entre o PT e o PSDB. Mas o que acontece é que o PT se une a um pedaço ruim. E o PSDB se une a outro lado ruim. Isso é uma desgraça! ¿ desabafou.

O programa habitacional, que será lançado hoje por Lula e Binho Marques, está orçado em R$ 360 milhões. Pela proposta, mais de 80% das casas serão distribuídas a custo zero ou por baixíssimo valor para famílias de baixa renda. Só com a construção dessas casas, o governo espera reduzir pela metade o déficit habitacional do estado. Parte dos recursos terão como origem o Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal orçado em R$ 35 bilhões.

¿ Esse programa é equivalente a quatro Bolsas Família ¿ afirmou o secretário nacional de Habitação, César Ramos