Título: Marina: governo Lula é insensível a causas sociais
Autor: Blanco, Pedro Paulo
Fonte: O Globo, 21/08/2009, O País, p. 11

Em encontro sobre meio ambiente um dia após deixar o PT, senadora critica gestão dos ex-companheiros

Especial para O GLOBO

BELÉM. Um dia após deixar o PT, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva elevou o tom das críticas ao governo Lula e disse que o Planalto é insensível a causas sociais.

Ao falar sobre a desfiliação, que considerou ¿dolorosa¿, disse que parte de sua história ficava no PT: ¿ Não posso ficar no partido para convencer essas pessoas de que o meio ambiente tem que ser prioridade. Este é um governo insensível às causas sociais ¿ disse Marina, que foi a evento sobre jornalismo ambiental. ¿ Muitas vezes fui criticada, na pasta do Meio Ambiente, chamada de antipatriota, travadora do desenvolvimento, porque não aceito a implantação de projetos onde comunidades indígenas ou tradicionais tenham que ser atingidas ou sacrificadas. E os projetos hidrelétricos da Amazônia não podem ser instalados sem diálogo. É preciso entender que aqui (na Amazônia) moram 25 milhões de pessoas que precisam ser ouvidas.

Marina disse que o governo Lula repete erros de seus antecessores ao desprezar ações de desenvolvimento sustentável: ¿ Deixamos na pasta do Meio Ambiente ações que reduziram o desmatamento em 57%. Estas mesmas ações foram extintas pelo (ex) ministro (de Assuntos Estratégicos) Mangabeira Unger. Desconheço os motivos, mas lamento.

A data do dia 30, especulada como dia de filiação de Marina ao PV, não foi confirmada: ¿ Digo apenas que me sinto bem à vontade para articular minha entrada no partido.

Questionada sobre a candidatura a presidente da República, esquivou-se, mas demonstrou bom humor: ¿ Se nem os que são candidatos desde criancinha estão confirmando a candidatura, imagina eu, que cheguei agora.

Garanto apenas que essa possibilidade é uma grande honra para mim