Título: Mercadante anuncia renúncia irrevogável e adia
Autor: Camarotti, Gerson; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/08/2009, O País, p. 5

Presidente já trabalhava ontem pela nomeação do senador João Pedro para o cargo de líder da bancada petista

BRASÍLIA. Enfraquecido e isolado no governo e no PT, o líder da bancada e do bloco governista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), usou ontem sua página no Twitter para anunciar, de novo, a decisão ¿em caráter irrevogável¿ de deixar o cargo, e marcou até hora para um discurso.

Mas adiou o ato para hoje, depois que o presidente Lula pediu que ele só tomasse uma atitude depois de conversarem. O anúncio oficial deve ser feito num pronunciamento, hoje de manhã, no plenário.

Depois que Lula chegou de viagem ao Rio Grande do Norte, à noite, os dois se encontraram.

A informação é que Lula já trabalha o nome do substituto de Mercadante: o senador de primeiro mandato João Pedro (PTAM), que assumiu como suplente de Alfredo Nascimento (PL).

Como já anunciara a renúncia outras vezes, e voltou atrás, o chamado de Lula despertou a desconfiança de que Mercadante não concretizaria a promessa.

Mas o petista disse a senadores da bancada que não mudaria de posição, mesmo com um pedido do presidente. Assessores de Lula dizem que não é essa sua intenção, mas era preciso fazer um gesto público para amenizar o desgaste da saída do líder do PT. Principalmente depois que Marina Silva (AC) e Flávio Arns anunciaram a decisão de deixar a legenda.

¿ O Mercadante já tomou a decisão. Tentamos convencêlo a ficar na liderança, mas ele já está decidido ¿ disse o Eduardo Suplicy (PT-SP).

No Planalto, há forte descontentamento com a condução feita por Mercadante nos episódios da crise que tomou conta do Senado. Segundo um auxiliar do presidente Lula, Mercadante deveria ter evitado o desgaste de ter feito reuniões para tomar uma posição conjunta da bancada, quando fora informado antecipadamente que a tendência do governo era apoiar Sarney.

Assim que Mercadante anunciou sua decisão, pelo Twitter, o Planalto começou a defender o nome de João Pedro como opção.

Aliado fiel do presidente Lula, João Pedro enfrenta resistências na bancada pelo fato de ser suplente do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR). Mas, para assessores de Lula, o senador deu provas de fidelidade ao assumir o comando da CPI da Petrobras e ao assegurar o voto pelo arquivamento das denúncias contra Sarney.

Ontem, Mercadante ligou para a maioria dos colegas petistas para comunicar que a decisão não teria mais volta. No Twitter anunciou: ¿Ao contrário dos que estão deixando o partido, saio da liderança para disputar, junto à militância, a concepção do PT que eu acredito¿. Pouco depois, confirmou que aguardaria Lula, depois de um telefonema do ministro José Múcio (Relações Institucionais).

¿ Queria mesmo era ser chamado pelo presidente Lula, sentar no colo do papai e ganhar um cafuné. Mas acabou arrebentando o partido ¿ disse Wellington Salgado (PMDB-MG).