Título: Dirceu e Genoino atacam Arns por dizer que se envergonha do PT
Autor: Braga, Isabel; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 21/08/2009, O País, p. 4

Petistas defendem até aliança com Collor e insistem que partido está unido

BRASÍLIA. Petistas históricos, o deputado cassado José Dirceu e e o deputado José Genoino (SP), ambos réus no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), reagiram de forma irada à decisão do senador Flávio Arns (PT-PR) de sair do partido e expor a situação em que se encontra a legenda frente ao PMDB. Eles defenderam o PT com críticas duras a Arns ¿ que dissera estar envergonhado de estar no partido ¿ e à reação da bancada petista no Senado diante do arquivamento dos processos contra o presidente José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética.

Os petistas chegaram a defender a aliança do governo Lula com Fernando Collor (PTB-AL) e disseram não ver nada demais na contratação do ex-namorado da neta de Sarney por ato secreto.

Em seu blog, Dirceu chamou de ¿patética¿ a ¿violência verbal¿ com que Arns condenou o PT. E insinuou haver interesse eleitoral na decisão do senador.

Dirceu lembra passado de Arns como tucano Dirceu disse que Arns tem vergonha da atitude do PT, mas não do arquivamento da denúncia contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Ao contrário, enfatizou o ex-ministro, Arns diz que o tucano é modelo de ética e de homem público.

Depois de lembrar que Arns era tucano antes de se filiar, em 2002, ao PT, Dirceu afirmou que Arns sabe que os petistas defendem a apuração das denúncias e que votaram no conselho apoiados no princípio da presunção da inocência e do devido processo legal. ¿Daí ser patético que nos condene com tal violência verbal e eleve Artur Virgílio a modelo de homem público¿, reagiu Dirceu.

Além de lembrar a origem tucana de Arns, Genoino também afirmou que o senador paranaense nunca participou da vida partidária do PT. E que estaria irritado porque está com dificuldade de obter legenda para se reeleger para o Senado. Genoino disse que o PT está bem e nunca esteve tão unido, reforçando a fala na tribuna do plenário ontem.

Ele fez uma crítica geral à bancada do Senado, alfinetando indiretamente o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP).

¿ Os senadores criaram essa confusão sem necessidade.

Flávio Arns foi eleito, em 2002, na onda do Lula.

Quer (agora) se candidatar de novo. Algumas pessoas usam a crítica ao PT para se projetar. O PT tem que priorizar o debate do projeto político.

O PT está unido, e as celebridades do PT têm que saber que o PT é maior que todos eles ¿ atacou Genoino, repetindo em plenário: ¿ O PT está unido e sabe onde quer chegar: quer eleger a companheira Dilma.

O deputado petista Virgílio Guimarães , de Minas , chegou a sugerir que o PT e o presidente Lula não são atingidos pelo desgaste de apoiar Sarney.

¿ Não vejo problema nenhum com o PT, nem com a candidatura Dilma, nem com o prestígio do Lula. Ninguém fala das pesquisas que mostram que o PT hoje é o partido que tem a maior aceitação e o menor índice de rejeição. O PT está no auge.

É só ler as pesquisas ¿ disse Virgílio Guimarães.

Para os deputados petistas, há um jogo político no Senado e não se trata de discussão ética, mas de luta pelo comando da Casa para prejudicar o governo Lula.

¿ Tem que fazer todas as mudanças no Senado, contra o patrimonialismo, a burocracia.

Mas demonizar uma pessoa só não é querer fazer a mudança.

Ali tem um debate político, é a precipitação de 2010 ¿ acusou Genoino.

¿Seria incoerente apoiar os processos contra o Sarney¿ Virgílio Guimarães disse não ver motivos para a abertura de processo contra Sarney. Segundo ele, os processos que mais chamaram sua atenção foram o que envolveu o namorado da neta de Sarney e os que tratam de casos de nepotismo. E que essa era uma prática comum na administração pública, que o PT sempre criticou.

¿ Não concordo em fazer acerto de conta no pretérito.

Não vou cobrar do Senado quando não punimos ninguém aqui na Câmara que praticava o nepotismo. Seria incoerente apoiar os processos contra o Sarney ¿ justificou