Título: Gripe suína causará mais óbitos do que dengue
Autor:
Fonte: O Globo, 22/08/2009, Rio, p. 17

Em dois meses, vírus H1N1 mata quase o mesmo número de pessoas que o `Aedes aegypti¿ em todo 2008

O SETOR DE ATENDIMENTO à pacientes com gripe A do Miguel Couto vazio: procura diminuiu 20%

Em apenas dois meses, a gripe suína já matou quase o mesmo número de brasileiros do que a temida dengue durante os 12 meses do ano passado. Durante a mais letal epidemia já registrada no país, em 2008, o mosquito Aedes aegypti provocou a morte de 455 pessoas. Agora, as mortes causadas pelo vírus H1N1 já seriam mais de 440. O número oficial de óbitos, divulgado pelo Ministério da Saúde, porém, ainda é de 368.

Não há referências epidemiológicas para comparar o número de mortes por dengue e pela gripe suína. O único parâmetro que ainda pode ser usado é o da magnitude dos dois casos. O infectologista Roberto Medronho disse que é preciso fazer algumas ressalvas. A dengue, durante a epidemia de 2008, não atingiu tantos estados quanto à gripe suína este ano.

¿ Um exemplo é o fato de que o Sul do país não sofreu com a dengue. Enquanto o Rio de Janeiro, foi o mais afetado. Não há como comparar as duas epidemias a não ser pelo número total de mortes ¿ explicou Medronho.

A gripe suína está, segundo especialistas, numa curva descendente. A Secretaria municipal de Saúde registrou uma queda de 25% na procura por atendimento. Ontem, no entanto, vários estados confirmaram mais mortes em decorrência do vírus H1N1. No Rio, foram registrados mais quatro óbitos, elevando para 47 o número até agora. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, entre as vítimas estão um homem de 56 anos, morador de Niterói, que tinha hipertensão; uma mulher de 24 anos, moradora do Rio e que sofria de cirrose; um homem de 57 anos, morador do Rio, que tinha problemas cardíacos; e uma mulher de 26 anos, moradora de Nova Iguaçu, que tinha imunodepressão.

No Rio Grande do Sul, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde informou que mais nove pessoas morreram. Segundo a Secretaria de Saúde, as mortes ocorreram entre 21 de julho e 21 de agosto. O estado tem 93 óbitos.

Em Santa Catarina, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina registrou ontem a 11ª morte por gripe suína. A vítima é um homem de 49 anos que vivia em Lindóia do Sul e estava internado no Hospital São Francisco, em Concórdia. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 28 de julho, foi internado no dia 5 de agosto e morreu na segunda-feira, 17 de agosto. No estado, já foram confirmados 199 casos da doença.

OMS alerta para segunda e terceira onda da doença

Em Pequim, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, alertou ontem sobre a ocorrência de uma segunda e até terceira onda da pandemia e advertiu que o pior ainda pode estar por vir. Em mensagem de vídeo divulgada ontem, Margaret avisa que, com a proximidade do inverno no Hemisfério Norte, a segunda onda da pandemia pode ocorrer.

No Hemisfério Sul, a segunda fase está prevista para o ano que vem.

¿ Nesse período, as vacinas devem ficar prontas e as autoridades estarão mais preparadas ¿ disse o infectologista Edimilson Migovski.