Título: Marina nega críticas à política social do governo
Autor:
Fonte: O Globo, 22/08/2009, O País, p. 12

Senadora elogia avanços no setor na gestão de Lula e afirma que criticava a postura do Planalto na crise do Senado

BRASÍLIA. Recém-saída do PT, a senadora Marina Silva (AC) foi ontem ao plenário para negar que tenha dito que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ¿insensível a causas sociais¿, como afirmou manchete do GLOBO ontem. A senadora confirmou outras críticas ao governo Lula ¿ relativas a obras de hidrelétricas na Amazônia e ao atropelo das demandas da sociedade civil em nome da governabilidade nas relações no Senado ¿, mas voltou a elogiar a política social da gestão petista, argumentando que reduziu o número de famílias abaixo da linha da pobreza.

¿ Eu já disse, inúmeras vezes, desta tribuna e em todas as manifestações que fiz, que foi a melhor política social que tivemos. Que saímos de R$ 8 bilhões para R$ 30 bilhões investidos em política social. Que precisamos fazer ajustes em relação à porta de saída, mas que só é possível porta de saída hoje porque teve uma porta de entrada ¿ disse Marina. ¿ Saí do PT, mas compreendo todos os avanços que tivemos.

A senadora não deixou de citar, porém, as divergências que a levaram a sair do partido na quarta-feira. É esperada em breve sua filiação ao PV, com lançamento de seu nome para disputar a Presidência da República em 2010. Marina disse que a atuação do governo não pode focar apenas na governabilidade política ou em cálculos de palanque e minutos de televisão na campanha política.

Porém, não citou a mobilização do Planalto e do PT para contornar a crise que envolve o senador José Sarney (AP) e manter estreita aliança com o PMDB.

¿ A governabilidade, o ganho das eleições não é apenas um cálculo eleitoral de quantos palanques se terá nos estados e nos municípios, quanto tempo de televisão, quantos apoiadores. Terá que ser mais que um cálculo, terá que ser um olhar para os brasileiros, que, com certeza, irão cobrar de cada um de nós aquilo que estamos fazendo aqui ou em outros lugares ¿ disse Marina.

Em carta ao GLOBO, a senadora disse que discursou anteontem em Belém a respeito da necessidade de ouvir as comunidades na Amazônia sobre suas questões sociais no contexto da construção de hidrelétricas. ¿Afirmar que eu disse que o governo Lula é insensível às causas sociais não corresponde à verdade dos fatos. Na entrevista aos jornalistas, eu disse que o governo deixava de ouvir os apelos da sociedade ao dar mais destaque às preocupações com a manutenção da governabilidade em suas relações com o Senado Federal¿, diz a nota