Título: Planalto: imagens ficam arquivadas por 1 mês
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 22/08/2009, O País, p. 8

Segundo GSI, registros referentes a dezembro, quando Lina Vieira diz ter se encontrado com Dilma, foram apagados

BRASÍLIA. Com duas semanas de atraso, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ¿ órgão da Presidência da República responsável pelo controle da movimentação de pessoas e carros no Palácio do Planalto ¿ informou ontem que as imagens feitas pelas câmeras do sistema de segurança do Planalto ficam armazenadas por apenas cerca de 30 dias e, portanto, não existem mais os registros referentes a novembro e dezembro de 2008. Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, disse que se reuniu com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em dezembro, para tratar da fiscalização dos negócios da família Sarney. A ministra nega o encontro.

O GSI, comandado pelo general Jorge Armando Félix, afirmou ainda que, nos registros de acesso pela garagem do prédio em novembro e dezembro de 2008, não há o nome de Lina Vieira. O órgão reconhece, no entanto, que não é anotado o nome das pessoas com audiência marcada previamente (ou não) com autoridades do palácio.

Elas têm apenas que se apresentar e recebem um selo adesivo para entrar no palácio.

A única diferença nas audiências não marcadas, segundo o GSI, é que o gabinete da autoridade visitada precisa autorizar o ingresso do convidado.

Autoridades não precisam usar credencial O controle de pessoas que entram no palácio, segundo o GSI, segue normas internas de 2001 e 2004. Segundo essas normas, autoridades como ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, procuradorgeral da República, deputados e senadores, ¿uma vez identificadas, estão dispensadas do uso de qualquer credencial¿.

O único registro, segundo o órgão, é do acompanhante de autoridades ou convidados, se houver. O GSI diz ainda que não são anotadas na garagem do Palácio as placas dos carros que transportam autoridades.

Na rotina do Palácio do Planalto, os servidores passam um cartão eletrônico na catraca para poder entrar no prédio, depois de cruzar o detector de metais e de ter bolsas, maletas, sacolas, envelopes e pacotes inspecionados na máquina de raios X. O mesmo procedimento ocorre na saída. Os jornalistas credenciados têm de apresentar o cartão de identificação na entrada e na saída, sendo anotados os horários.

O sistema de segurança instalado no Palácio do Planalto, segundo o GSI, armazena as imagens por 30 dias, em média, seguindo as especificações do contrato assinado em 2004. A nota do GSI diz ainda que, ¿como as câmeras são acionadas por sensores de movimento, o número de dias depende do trânsito de pessoas pela área¿. Desta forma, ¿quando o setor de armazenamento no HD está cheio, novas imagens substituem as antigas¿.

Por isso, segundo o GSI, ¿não mais existem as imagens relativas aos meses de novembro e dezembro de 2008¿.

Na última segunda-feira, O GLOBO perguntou ao GSI se ¿ainda estão disponíveis ou preservados os arquivos das imagens captadas pelo sistema interno de câmeras de segurança do do Planalto dos meses de novembro e dezembro de 2008¿, e se era permitido o acesso aos registros. Também perguntou se os carros e autoridades que entram pela garagem são registrados e se havia o nome da ex-secretária nos arquivos.

Dois dias depois, o GSI deu uma resposta genérica: ¿O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informa que a divulgação solicitada esbarra na necessidade de ser preservado o direito de privacidade, seja dos visitantes, seja das autoridades ou outros agentes públicos visitados¿.