Título: Apanhando no Twitter
Autor: Camarotti, Gerson; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 22/08/2009, O País, p. 3

Senador vira alvo de chacotas

BRASÍLIA. O feitiço virou contra o feiticeiro. Depois de usar o Twitter anteontem para anunciar que apresentaria sua renúncia à liderança do PT ¿em caráter irrevogável¿, o senador Aloizio Mercante (SP) acabou alvo de chacota no microblog ontem, após recuar e ficar no cargo. Foi chamado de diversos palavrões por seguidores, na internet, inconformados com o recuo.

Mal desceu da tribuna, Mercadante já estava com seu Twitter congestionado. À tarde, havia mais de três mil mensagens com chacotas e piadas.

Entre elas, a do colega Cristovam Buarque (PDTDF), outro fã do Twitter: ¿O erro do PT foi tratar um grande líder como Lula como um Deus; a renúncia à renúncia do Mercadante mostra este endeusamento¿.

¿Os senadores do PT se transformaram em carteiros, um dia carta do Berzoini, outro dia carta do Lula¿, completou Cristovam.

Aliás, foi pelo Twitter que o senador João Pedro (PT-AM) antecipou que Mercadante lhe comunicara, antes de ir à tribuna, que decidira ficar no cargo.

Em seguida, o líder confirmou, no microblog, que estava se dirigindo ao plenário para o discurso prometido na véspera.

Os eleitores não perdoaram o recuo. ¿Por menos de 48 horas você obteve meu respeito, senador.

Mas, afinal, você é apenas mais um dos que envergonham o senador Flavio Arns¿, disparou Pedro Hermanny, numa das mensagens dirigidas ao líder.

¿Que decepção, Mercadante... pra mim você era um dos últimos ícones....apesar do PT¿, emendou Euler Vidigal Júnior. Muitos outros foram menos elegantes, com xingamentos ao senador.