Título: DEM estuda convocar general
Autor: Alencastro, Catarina; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 24/08/2009, O País, p. 4

Explicação oficial sobre imagens não convenceu

BRASÍLIA. Além de pedir ao Ministério Público Federal para investigar as informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de que não há mais registros das imagens das câmeras de vigilância do Palácio do Planalto de novembro e dezembro de 2008, o DEM não quer que o assunto seja esquecido no Congresso. A oposição não ficou convencida com as explicações do Planalto para a inexistência das informações.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), defende que o ministro do GSI, general Jorge Armando Félix, seja chamado ao Congresso. Mas a ideia é vista com reserva na oposição, já que Félix costuma ser evasivo nos depoimentos, alegando questão de segurança do presidente para manter as informações sob sigilo.

- No mundo de hoje, dizer que não tem espaço na memória para armazenar dados é tratar todo mundo de bobo. Se fosse assim, o governo saberia disso no primeiro dia (em que surgiu a informação) - disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Sábado, o DEM informara que estava apresentando uma representação para que o MPF investigue o caso.