Título: Para espantar a maldição
Autor: Rangel, Juliana; Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 25/08/2009, Economia, p. 17

Para que as bilionárias reservas do pré-sal contribuam decisivamente para o desenvolvimento nacional, o Brasil terá que evitar a tentação de apostar todas as suas fichas na indústria do petróleo. O alerta foi feito ontem pelo professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo, no seminário que celebrou os 40 anos da editoria de Economia do GLOBO. Se não for atingido por essa ¿maldição dos recursos naturais¿, previu Belluzzo, o Brasil poderá repetir no futuro próximo a história de sucesso dos Estados Unidos ¿ farto em riquezas naturais ¿ no século passado.

¿ Bênção divina foi a descoberta do pré-sal. É uma bênção que pode se tornar uma maldição, porque a utilização dos recursos dos petróleo não pode permitir que o país abandone seu projeto de ser não só um global trader como também um país com uma diversidade de atividades muito importante. Podemos ser os EUA do século XXI, que resistiu a essa maldição dos recursos naturais, manteve a sua base industrial e a fez avançar ¿ afirmou Belluzzo.

Para se inspirar, o Brasil deve ainda observar os erros da Venezuela, receitou: ¿ A minha preocupação é que sejamos invadidos por uma chuva de dinheiro, como disse Celso Furtado, analisando o caso da Venezuela. É um caso muito triste. O nosso amigo (Hugo) Chávez (presidente da Venezuela) não é um acidente, é produto de uma economia que importa ovo. Compra ovo em Miami. Não podemos deixar que a economia brasileira se transforme numa economia como essa.