Título: Lula busca palanques para Dilma
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/08/2009, O País, p. 8

Após salvar Sarney, presidente cobra união de PT e PMDB nos estados

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Uma semana depois de a bancada do PT ajudar a arquivar as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Lula cobrou ontem empenho de líderes peemedebistas para evitar que o racha entre os dois partidos em alguns estados prejudique a formação de um palanque forte para a campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff. Lula cobrou não só do PMDB, mas de líderes petistas, a criação de uma força-tarefa para tentar reduzir os danos causados pelas disputas regionais.

O governo quer, no mínimo, um pacto de não-agressão ao menos em cinco estados: Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Após conversa de uma hora e meia com Lula no gabinete presidencial, em São Paulo, o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), além do presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do líder do partido na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), disseram que pretendem se reunir semanalmente para mapear as regiões onde as legendas se estranham. Lula disse que aproveitará os eventos nos estados-problema para tentar ¿apaziguar os ânimos¿.

¿ Temos que trabalhar para manter, no mínimo, uma relação de respeito para que não haja um grau de agressividade que dificulte, por exemplo, você ter uma briga no estado e mesmo assim ter um palanque único na eleição presidencial ¿ disse Berzoini.

¿Não há qualquer pacto em torno da crise¿, diz Temer Temer ressaltou que estava ali convidado por Lula e que a reunião aconteceu porque ¿muita gente do PT e do PMDB¿ tem interesse numa aliança.

Perguntado se esse seria um passo a mais num eventual pacto firmado durante a crise no Senado, Temer negou: ¿ Não há qualquer pacto em torno da crise. Hoje a conversa mirou em 2010 ¿ disse Temer, que informou que tentará incluir na força-tarefa líderes de PSB, PDT, PCdoB, PR, PP e PTB.

Temer e Berzoini deixaram o encontro com a missão de dar os primeiros passos para a sintonia nos estados. Preveem problemas em locais onde há rivalidade histórica entre os dois partidos, caso da Bahia. O governador petista Jaques Wagner já anunciou interesse em concorrer à reeleição e rompeu com o ministro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima (PMDB).

¿ A Bahia é um estado onde vamos dedicar atenção especial, inclusive o presidente Lula ¿ disse Berzoini. ¿ Na política, a gente sempre trabalha para reduzir o descontentamento.

Não há caso perdido.

No Senado, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou, num discurso contundente, que o PT se transformou numa sublegenda do ¿lulismo¿. Segundo ele, o PT hoje está subordinado aos interesses do presidente. Para Jarbas, o comportamento de Lula o aproxima dos caudilhos latinoamericanos. Citou como exemplo o peronismo argentino.

Disse ainda que Lula é o principal responsável pela mediocridade da política brasileira: ¿ Não é coincidência o fato de o Congresso enfrentar as suas maiores e mais profundas crises exatamente durante a passagem de Lula pelo Planalto