Título: Livro tenta aproximar juízes da sociedade
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/08/2009, O País, p. 8

Cesar Asfor, do STJ, é o autor

Uma tentativa de humanizar a imagem do magistrado, num relato ¿ em linguagem acessível ¿ de experiências e reflexões sobre o cotidiano do Judiciário. Assim o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, diz que conduziu ¿Cartas a um jovem juiz, cada processo hospeda uma vida¿, livro lançado ontem na sede do Tribunal de Justiça do Rio, com a presença de ministros do STJ, de desembargadores e do presidente do TJ do Rio, Luiz Zveiter.

¿ A mensagem é deixar no espírito dos juízes a noção de que eles devem julgar de acordo com as leis, mas levando em conta a realidade que os cerca, também escutando um pouco seus sentimentos. A magistratura, já há algum tempo, sofre grandes desgastes. O que só será revertido se o juiz se revelar mais, se o poder Judiciário mostrarse mais. Quanto mais ele for mostrado, mais ele será compreendido e menos será criticado ¿ analisou Cesar Asfor, durante a noite de autógrafos.

O presidente do TJ-RJ disse que o livro ajuda a ajustar a imagem do juiz diante da sociedade: ¿ O que acontece é que muitas vezes as pessoas têm visão distorcida de que o juiz é um ser sobrenatural. Na verdade, ele é um cidadão comum, que tem as mesmas preocupações, os mesmos problemas, as mesmas idiossincrasias.