Título: Reino Unido proíbe três tipos de drogas legais
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 26/08/2009, O Mundo, p. 25

Substâncias simulam efeito de alguns entorpecentes

LONDRES. O Ministério do Interior britânico anunciou ontem que vai proibir, a partir do fim do ano, a venda de três tipos de drogas fabricadas com componentes legais ¿ conhecidos em inglês como legal highs e usados como uma espécie de genérico para substâncias originais, com preço e condições de acesso menores. Por recomendação de um painel de especialistas em medicina, serão banidos o GBL, o Spice (substitutivo da maconha) e a anfetamina BZP. A decisão também levou em conta dois casos recentes de mortes envolvendo o consumo das substâncias.

De acordo com os planos do ministério, o GBL (uma variação do ecstasy) e a BZP passarão a constar como drogas de classe C, cujo uso pode resultar em até dois anos de prisão, ao passo que o Spice ficará na categoria B, que prevê pena de até cinco anos para uso. Nos dois casos, a pena para tráfico pode chegar a 14 anos. Nos próximos meses, o órgão fará uma campanha de esclarecimento alertando não só para a proibição, mas para os riscos associados com o consumo dos legal highs, que vão desde enjoo a problemas cardíacos.

¿ Existe uma percepção de que os legal highs são inofensivos, mas em alguns casos os usuários podem estar ingerindo perigosos fluidos industriais ou mesmo fumando substâncias químicas por si só mais nocivas que a maconha, por exemplo ¿ disse o ministro do Interior, Alan Johnson.

A demora na entrada em vigor da proibição será por conta das férias do Parlamento Britânico, que terminam apenas em 12 de outubro. ONGs ligadas ao tratamento de dependentes químicos tiveram reações contraditórias. Para a Transform, a proibição apenas fará com que usuários voltem a procurar as substâncias originais, mas a DrugScope se mostrou favorável à medida, sobretudo no caso da GBL.

¿ Essa droga é imprevisível e está ligada a fatalidades e casos de vício. Temos notado um aumento nos casos de uso, e a proibição é um passo positivo ¿ disse Martin Barnes, diretor da ONG.

Além dos três legal highs, será banida também uma série de esteroides anabolizantes ¿ produtos usados para aumento de massa muscular bastante populares em academias de musculação. O anúncio de ontem é o segundo do gênero feito nos dois anos de governo do premier Gordon Brown. Em maio do ano passado, ele reverteu uma decisão histórica de seu antecessor, Tony Blair, e revogou a descriminalização da maconha.