Título: Lula faz confusão sobre pré-sal: Eu errei
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 26/08/2009, Economia, p. 19

Presidente diz que União ficaria com 71% dos recursos e pede correção via Twitter Flávio Freire

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). A seis dias do anúncio das novas regras que o governo proporá para a exploração do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou ontem um mal-entendido ao participar do lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo. Na cerimônia, Lula afirmou que 71% dos recursos obtidos com o pré-sal iriam para a União, que destinaria esses recursos a um fundo social. Mais tarde, Lula se corrigiu, afirmando que os 71% correspondem às áreas restantes a serem licitadas.

¿ Nesse dinheiro do pré-sal, 71% daquilo que vai ser do petróleo novo será uma partilha para a União, ou seja, a União vai utilizar esse dinheiro em um fundo para que a gente resolva três problemas crônicos ou mais, mais ou menos como tem na Noruega ¿ afirmou inicialmente Lula. ¿ Esse fundo será para investimento em educação, ciência e tecnologia e para combater a pobreza no país.

Diante da repercussão pelas agências de notícias, Lula aproveitou o discurso que fez, uma hora depois, durante encontro com líderes sindicais e empresários da região, para esclarecer o assunto, admitindo que errou: ¿ Não é que o governo vai ficar com 71% do petróleo pré-sal. O que quis dizer, na verdade, é que, de todo o bloco pré-sal, 29% já foram leiloados e que, portanto, o que vai entrar na nova regulamentação são apenas os 71% que não tinham sido leiloados ainda.

Antes do discurso, sentado ao lado do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que acessou a internet de seu telefone celular para acompanhar o noticiário, Lula ficou a par da repercussão de sua declaração.

¿ Estava vendo aqui na internet do Mercadante, esse bichinho que escraviza o ser humano, que houve uma má compreensão, ou talvez uma má colocação minha sobre a questão do pré-sal. Eu queria dizer o seguinte: se eu falei isso, não erramos, eu errei, e vou fazer a correção aqui ¿ disse ele, pedindo em seguida para que Mercadante colocasse a informação correta em seu Twitter. ¿ Vocês que vão rapidinho ali na internet, naquele tal de Twitter, e colocam as mensagens, por favor, coloquem essa mensagem rapidinho. O Aloizio já pode colocar já.

Na última quinta-feira, o senador usou o microblog para anunciar que renunciaria ao cargo de líder da bancada do PT, ato que considerava irrevogável. No dia seguinte, voltou atrás, sendo alvo de piada de centenas de internautas.