Título: Carta de compromisso
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 26/08/2009, O País, p. 11

Empresários se unem pelo clima

SÃO PAULO. Empresários brasileiros apresentaram ontem uma carta de compromisso para combater as mudanças climáticas. No evento ¿Brasil e a mudanças climáticas¿, eles se comprometeram, entre outras coisas, a publicar anualmente o inventário das emissões de gases de efeito estufa de suas empresas, bem como ações para a mitigação de emissões e adaptação às mudanças climáticas.

O desafio criado pela necessidade de crescimento econômico associado à redução das emissões de carbono foi uma das questões debatidas.

¿ É razoável imaginar que os ganhos obtidos pelo pré-sal possam ser usados para desenvolver tecnologias para mitigaçao de emissões ¿ disse Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos Para o ministro Carlos Minc, a descoberta do présal requer regulamentação.

Temos que criar rapidamente uma regulamentação porque as emissões do pré-sal serão grandes. Preferíamos outras riquezas, mas descobrimos esta, não vamos ignorá-la.

Na carta, os empresários se comprometem também a incluir como orientação estratégica no processo decisório de investimentos a escolha de opções que promovam a redução das emissões nos processos produtivos e serviços. Para Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon e representante do Fórum Amazônia Sustentável, o encontro foi importante justamente porque o setor privado se comprometeu: Criamos, com esta Carta, um mecanismo de cobrança, de transparência.

Co-responsável pelo encontro, o presidente da Vale, Roger Agnelli, está otimista com relação ao papel das empresas. Para ele, o setor produtivo já percebeu a urgência de se mitigar os impactos das mudanças climáticas. Mas ele acha que o governo também precisa mostrar suas metas.