Título: Suplicy dá cartão vermelho a José Sarney
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 26/08/2009, O País, p. 10
Petista pede renúncia de presidente do Senado; Heráclito o chama de marqueteiro, deixando senador descontrolado
BRASÍLIA. O clima no plenário do Senado pegou fogo ontem à noite com um bate-boca entre Eduardo Suplicy (PT-SP) e o 1osecretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), depois que o petista pediu a renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP), exibindo da tribuna um enorme cartão vermelho. Sarney empurrou o discurso do petista para o fim do dia e saiu do plenário. Heráclito rebateu e levou Suplicy ao descontrole, quando disse que o petista não estava sendo sincero, pois deveria apresentar o cartão ao presidente Lula pela ¿intromissão indevida¿ no Senado.
A atitude de Suplicy causou constrangimento ao Planalto e contrariedade à direção do PT.
¿ O melhor passo para a saúde do Senado e do próprio presidente José Sarney é o simbolizado nesse cartão vermelho.
Ou seja, que ele deixe a presidência do Senado e permita que o Senado volte aos seus trabalhos normais ¿ disse Suplicy.
Heráclito rebateu Suplicy e também acabou recebendo um cartão vermelho do petista, que gesticulava muito e dava socos na tribuna. Heráclito ainda chamou Suplicy de marqueteiro. O petista teve que tomar suco de maracujá para se acalmar.
¿ Senador Heráclito Fortes não está sendo justo comigo! Não está agindo de maneira correta e quer dizer que não fui sincero? ¿ gritou Suplicy.
¿ Nunca o vi tão nervoso ¿ disse Heráclito, que diante da veemência de Suplicy, elevou o tom de voz: ¿ E Vossa Excelência não teve coragem de apontar o cartão vermelho para o Lula, que foi quem invadiu o campo aqui, invadiu as dependências do Senado! Cartão vermelho para o presidente Lula, que deu cartão amarelo para o líder do seu partido, o senador Mercadante! V.
Excelência não tem coragem de dar cartão vermelho a Lula! Por que não dá o cartão vermelho aí, para o país todo ver?! Suplicy disse que discursou como um recado ao Planalto e a Lula. Mas não apontou o cartão vermelho para o presidente: ¿ O presidente Lula sabe muito bem aquilo que é a minha voz com toda a sinceridade que ele está escutando hoje.
Antes do bate-boca, Suplicy chegou a receber elogios de Cristovam Buarque (PDT-DF): ¿ O senhor conseguiu um símbolo da luta. Imagino, a partir de amanhã, as pessoas no Brasil inteiro carregando cartões vermelhos, graças a sua genialidade, senador Suplicy.
O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), criticou o senador petista: ¿ Isso dá popularidade a ele, mas tem que lembrar que existe partido, e a posição dele não é bem recebida pelo partido.