Título: Ideli Salvatti diz ter orgulho da ética petista
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/08/2009, O País, p. 9

Lançamento de candidatura de Dutra à presidência do PT vira ato de desagravo ao partido e a quem defendeu Sarney

BRASÍLIA. O lançamento da candidatura de José Eduardo Dutra à presidência do PT tornouse ontem um grande ato em desagravo ao partido e aos senadores que votaram em defesa do presidente José Sarney (PMDB-AP). A primeira a levantar os militantes foi Ideli Salvatti (PT-SC), que, dirigindo-se aos ¿envergonhados que saíram do partido¿, disse ter orgulho da ¿ética petista¿. Outros discursos se seguiram na mesma linha, de que é uma honra ser petista.

O deputado José Genoino (PT-SP) chegou a chorar quando foi homenageado. O evento terminou com o apoteótico discurso de Dutra, que atacou a oposição e os ¿profetas do apocalipse¿ que há anos anunciam a morte do PT: ¿ O PT não vacila na hora dos enfrentamentos. O PT está pronto para fazer alianças de cabeça erguida.

Segundo Dutra, os conservadores sempre tratam o PT com ¿alegria raivosa¿, e PSDB e DEM, depois do escândalo do mensalão, ¿ficaram felizes por poder dizer que o PT era igual a eles¿: ¿ Mas o PT mostrou que não era igual a eles (...). Temos problemas, mas temos a capacidade de apontar a esperança para o povo brasileiro.

Ideli também foi ovacionada.

Segundo ela, quem acompanhou os últimos dias no Senado sabe que para trabalhar ali é preciso ¿adicional de insalubridade e periculosidade¿: ¿ Para os envergonhados que saíram quero dizer que tenho muito orgulho de ser do PT. Nada mais corrupto do que submeter a população à miséria, e o governo Lula, na crise, enfrenta a pobreza. Temos orgulho da ética petista.

O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), não compareceu, mas o senador Eduardo Suplicy (SP) chegou no final. Tentou cumprimentar os que estava na mesa, mas Berzoini não lhe estendeu a mão.

Em dois momentos, os militantes interromperam o discurso de Dutra para gritar a palavras de ordem: ao citar o exministro José Dirceu e Genoino, que, de acordo com Dutra, teve ¿o corpo torturado na ditadura, e o coração e a mente torturados na democracia¿.

Dutra afirmou que a oposição radicaliza porque está sem discurso e que basta comparar o que foi feito nos últimos anos para ver a superioridade dos feitos do governo do PT.