Título: Megafesta para o anúncio da proposta
Autor: Ordoñez, Ramona; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 27/08/2009, Economia, p. 22

Solenidade terá 3 mil convidados. Lula, Dilma e Lobão discursarão

BRASÍLIA. O governo pretende capitalizar politicamente o anúncio do marco regulatório da exploração do pré-sal e fará na próxima segundafeira um grande evento para um público estimado em três mil pessoas, entre políticos, empresários, trabalhadores e representantes da sociedade civil. A meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é fazer com que o pré-sal esteja relacionado a seu governo, ainda que a exploração só vá começar em alguns anos.

A cerimônia ocorrerá na área de eventos do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, um dos maiores espaços de Brasília. A programação começará com uma reunião ministerial às 9h30m, na qual os textos dos três projetos de lei serão apresentados.

Em seguida, às 11h, será reunido o Conselho Político, formado pelos líderes e presidentes dos 14 partidos da base aliada. Isso ocorrerá no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência. Lá, Lula pedirá empenho à base para que as discussões técnicas não sejam contaminadas pelo debate sobre a distribuição de royalties e participações.

O grande evento, porém, ocorrerá às 15h, com direito a discursos dos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de Minas e Energia, Edison Lobão. Lula falará por último.

Foram convidados parlamentares de todos os partidos, prefeitos de capitais, representantes de entidades de prefeitos, governadores, movimentos sociais, sindicatos e empresários.

Boa parte desses personagens está sendo consultada desde a semana passada para que o anúncio ocorra em clima de acordo.

As preparações começaram na segunda-feira da semana passada. Equipes da Presidência da República e do Ministério de Minas e Energia estão selecionando os convidados para a cerimônia e emitindo os convites.

A comissão interministerial discutiu ontem a forma como será feita a divulgação dos três projetos a serem enviados ao Congresso na próxima semana. (Luiza Damé e Gustavo Paul)