Título: Suspeita de desvio de remédios
Autor: Costa, Célia
Fonte: O Globo, 27/08/2009, Rio, p. 13

Médico em Cabo Frio que teria autorizado retiradas é afastado

Uma grande quantidade do medicamento distribuído pelo governo do estado para pessoas com sintomas da gripe suína pode ter sido desviada em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Ontem, o secretário de Saúde do município, Roberto Barroso Pillar, afastou um médico do Hospital Central de Emergência, que teria assinado receitas para a retirada do Oseltamir, genérico do Tamiflu, da Roche. O remédio, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz, pode ser retirado, com a receita, em quartéis do Corpo de Bombeiros.

O nome do médico, que prestou depoimento ontem, não foi divulgado nem pela secretaria, nem pelo delegado Daniel Bandeira. Segundo o policial, as investigações serão intensificadas, para se saber a quantidade que teria sido desviada e o destino dos produtos.

¿ A hipótese de haver um comércio paralelo desse medicamento, muito caro, é forte ¿ disse o delegado.

Na delegacia, o médico não falou com a imprensa. Uma equipe da Intertv de Cabo Frio, afiliada da Rede Globo, localizou, no entanto, pessoas que tiveram seus nomes indevidamente colocados em receitas para a retirada do medicamento. Encontraram casos de pacientes que procuraram o hospital, por exemplo, por estarem com prisão de ventre, conjuntivite e dores musculares.

O comando do Corpo de Bombeiros em Cabo Frio já enviou ao delegado todas as guias de liberação do medicamento. Agora, a polícia vai cruzar as informações