Título: Amor com interesse
Autor: Pereira, Daniel
Fonte: Correio Braziliense, 11/04/2009, Política, p. 7

Os prefeitos estão com caixa baixo, mas com prestígio em alta no Palácio do Planalto. Querem usar sua vantagem política para resolver os problemas financeiros e têm boas chances de ser bem-sucedidos. A razão é simples. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa muito deles. E por vários motivos, que vão da economia à política.

Lula não esconde a corte aos prefeitos. Promoveu uma festa milionária para recebê-los em Brasília, no início do ano. Deu várias declarações públicas de simpatia ao longo dos últimos meses. E agora ordenou sua equipe a encontrar, seja onde for, os recursos necessários a fim de desafogar as prefeituras. Promete para segunda-feira anunciar uma ajuda aos municípios.

É um amor baseado em interesse. Ou melhor, em vários interesses. A começar pela política. Ano que vem tem eleições e o presidente quer fazer da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua sucessora. Sabe que qualquer campanha bem-sucedida começa pela força política dos prefeitos. Isso ficou claro na festa de boas-vindas que ofereceu.

Mas também há razões econômicas. O presidente está convencido de que os investimentos públicos são fundamentais para manter a economia aquecida em tempos de crise. O governo federal faz sua parte com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas, para que as obras deem certo, precisa da parceria de estados e municípios. E eles condicionam seu investimento a um reforço de caixa.