Título: Francenildo hoje vive de bicos
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 27/08/2009, O País, p. 8

Ex-caseiro passa dificuldades, diz advogado

BRASÍLIA. Após ter seu sigilo bancário violado ¿ por ter revelado que o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, frequentava a casa de lobby da chamada ¿república de Ribeirão Preto¿ ¿, Francenildo Costa nunca mais conseguiu emprego fixo. Hoje, vive com a mulher, que chegou a abandoná-lo, num dos bairros mais pobres do Distrito Federal, a cidade-satélite São Sebastião. Quem conta o drama vivido pelo caseiro é seu advogado, Wlício Chaveiro, que virou amigo do cliente, para quem trabalha sem cobrar.

O caseiro ainda espera o resultado de processo em que cobra indenização da Caixa Econômica Federal por causa da quebra de seu sigilo.

¿ Ele me conta que as pessoas sempre vinham dizendo que tinha alguém precisando de caseiro, mas, quando ele se apresentava, os empregadores desistiam, diziam que já tinham contratado outra pessoa ¿ diz o advogado.

Francenildo trabalha em serviços que surgem, e tem dificuldade para pagar as contas e até para comprar comida, segundo o advogado. Recentemente, trabalhou como ajudante de pedreiro; agora, está numa firma de limpeza de pedras de jardins. Voltou a estudar e cursa o 1oano do ensino médio.