Título: É balela dizer que não estamos fiscalizando grandes contribuintes
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 27/08/2009, O País, p. 4

Mantega diz que demissionários da Receita tentam encobrir ineficiências

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mudou o tom irônico ao se referir à crise e à onda de demissões na Receita Federal ¿ anteontem, ele se fizera de desentendido sobre o assunto. Ontem, ele acusou o grupo de funcionários que estão entregando seus cargos de chefia de ineficiente. Para ele, é ¿balela¿ a alegação dos rebelados de que houve mudança no foco do Fisco em relação aos grandes contribuintes. Ele afirmou que as unidades da Receita estão funcionando dentro da normalidade e que quem fala em confusão está criando ideia falsa.

¿ É balela dizer que não estamos fiscalizando os grandes contribuintes. Há mais de dez anos existe um programa de fiscalização de grandes contribuintes que foi reforçado, sob o meu comando, pela gestão anterior (da ex-secretária Lina Vieira). Falei para reforçar a equipe de fiscalização do sistema financeiro que estava carente.

O programa continua.

Portanto, dizer que houve substituição é uma desculpa para encobrir ineficiências.

Mantega afirmou que esses funcionários ¿ a maioria indicada por Lina com o aval do ministério ¿ já seriam substituídos porque esse é um processo normal, segundo ele, quando há mudança no comando do órgão, dirigido hoje por Otacílio Cartaxo. Ele afirmou ainda que os superintendentes das principais regiões fiscais estão trabalhando.