Título: Cartaxo contesta grupo de Lina
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 28/08/2009, O País, p. 8

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, iniciou ontem uma ofensiva para tentar derrubar os argumentos do grupo ligado à ex-secretária Lina Vieira de que foi reforçada a fiscalização aos grandes contribuintes na gestão dela. Pelos dados divulgados, o valor das autuações no segmento caiu 27,9% na comparação entre janeiro e julho de 2008 e igual período deste ano, já na gestão de Lina.

Segundo o Fisco, o valor das autuações caiu de R$ 22,2 bilhões para R$ 16 bilhões. Em contrapartida, houve uma pequena elevação no número de contribuintes fiscalizados, que subiu de 1.058 para 1.194 (mais 12,8%).

Ontem, a assessoria de imprensa da Receita também contestou que tenham ocorrido quase 60 demissões no órgão. Pelos números oficiais, 19 entregaram seus cargos em São Paulo e seis em Porto Alegre, além dos 12 que tinham pedido demissão coletiva (um desses 12 acabou permanecendo).

Segundo a Receita, os novos superintendentes estão trabalhando para reverter o quadro nos estados.

Em Porto Alegre, cinco funcionários desistiram de se demitir e, em Belo Horizonte, dois funcionários.

O Diário Oficial da União deverá trazer novas nomeações. Uma área importante que está acéfala é a de fiscalização.

Em São Paulo, porém, a informação é de que caberá ao novo superintendente da Receita, José Guilherme Antunes Vasconcellos, que assumiu o cargo ontem, analisar os 24 pedidos de exoneração feitos anteontem por servidores de cargos de confiança.

Hoje, Vasconcellos deve divulgar um comunicado interno. Há expectativa de que o superintendente tentará manter todos os funcionários no cargo.

Na tentativa de pôr ordem na casa, Cartaxo tem se reunido com dirigentes dos sindicatos de auditores e analistas. Ele já recebeu Pedro Antenor de Oliveira, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários (Sindireceita), que vinha criticando o trabalho de Lina, e Pedro Delarue, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco).