Título: Transmissões pela TV irritam Lula
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 29/08/2009, O Mundo, p. 34

BARILOCHE, Argentina.

Além de debater o acordo militar entre a Colômbia e os Estados Unidos, os presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) divergiram ontem em relação à transmissão ao vivo da reunião em Bariloche. Pouco antes do início do encontro, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, exigiu que ¿estas discussões ocorram em público, através dos meios de comunicação, sem qualquer restrição¿. Embora tenha concordado em aceitar a proposta de seu colega colombiano, durante a reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrouse profundamente irritado com a decisão do bloco.

Segundo Lula, ¿isso não permite que as pessoas digam de coração o que pensam¿.

¿ Ficamos aqui buscando palavras para que não nos mal interpretem ¿ disse Lula.

O presidente brasileiro estava especialmente incomodado com vários discursos do presidente do Equador, Rafael Correa, a quem culpou pelo atraso.

¿ Não acredito em reunião transmitida ao vivo pela TV, o que interessa ao público é o resultado final, não a retórica. Todos falamos para justificar nossas posições ¿ disse Lula. ¿ Não temos o direito de estar o dia inteiro aqui debatendo.

Já Uribe mostrou-se satisfeito pela presença das câmeras de TV.

¿ Em nome do espírito democrático destas reuniões, não devem ser feitas restrições aos meios de comunicação, tudo deve ser transmitido em tempo real ao resto do mundo ¿ declarou Uribe, que antes de entrar na sala onde ocorreu a plenária da reunião fez uma escala na sala de imprensa para deixar clara sua opinião. (J.F.)